Home Variedade Mercúrio vai desaparecer do céu noturno? Entenda

Mercúrio vai desaparecer do céu noturno? Entenda

by
4 minutes read

Nesta quinta-feira (5), às 23h14, Mercúrio iniciará uma fase que os astrônomos chamam de “conjunção solar inferior”, passando entre a Terra e o Sol, de quem vai se aproximar a 0,31 unidades astronômicas (UA) – o equivalente a cerca de 46,5 milhões de km.

De acordo com o guia de observação astronômica In-The-Sky.org, isso acontece uma vez em cada ciclo sinódico do planeta, que é o período necessário para ele chegar à mesma posição em relação ao Sol, quando observado a partir do nosso planeta – que no caso de Mercúrio é de 116 dias.

Mercúrio vai desaparecer do céu noturno? Entenda
Do ponto de vista da Terra, Mercúrio estará invisível no céu nos próximos dias, pois o brilho do Sol, de quem está muito próximo, vai escondê-lo. Crédito: Andrei Armiagov – Shutterstock. Edição: Olhar Digital

Na aproximação máxima com o Sol, Mercúrio vai estar em uma separação de apenas 1º23′ do astro, tornando-se inobservável por um longo período, enquanto estiver imerso na luminosidade solar. Essa fase marca o “desaparecimento” do planeta no céu noturno e sua transição para se tornar um objeto matinal nas próximas semanas. 

Mercúrio vai desaparecer do céu noturno? Entenda
Configuração do céu no momento da conjunção solar inferior de Mercúrio nesta quinta (5). Crédito: SolarSystemScope

Leia mais:

Quando Mercúrio volta a aparecer no céu?

Mas, quando ele volta a poder ser observado? Segundo Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia (APA), membro da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), diretor técnico da Rede Brasileira de Observação de Meteoros (BRAMON) e colunista do Olhar Digital, Mercúrio retorna à paisagem celeste por volta do dia 15.

Ele também passará pelo perigeu – seu ponto mais próximo da Terra – quase ao mesmo tempo, atingindo uma distância de 0,68 Unidades Astronômicas (UA) de nós.

Isso significa que o menor planeta do Sistema Solar estará a “apenas” 102 milhões de km de distância da Terra, o que o deixaria muito maior às nossas vistas, caso pudesse ser observado.

Vale ressaltar ainda que, nesse mesmo dia, Mercúrio estará finalizando um processo popularmente chamado de “movimento retrógrado” – entenda aqui.

O post Mercúrio vai desaparecer do céu noturno? Entenda apareceu primeiro em Olhar Digital.

You may also like

Leave a Comment