Home Variedade Startup americana Elroy Air anuncia Chaparral C1, um VTOL autônomo capaz de entregar até 230 kg de carga

Startup americana Elroy Air anuncia Chaparral C1, um VTOL autônomo capaz de entregar até 230 kg de carga

by
4 minutes read

Soluções de entrega voltadas para drones autônomos tornaram-se a coqueluche no mercado da mobilidade urbana. Neste fim de semana, a empresa americana Elroy Air anunciou mais um recém-chegado ao jogo, o Chaparral C1, descrito como “o primeiro VTOL autônomo de entrega ponta a ponta para o sistema de carga aérea”. No cardápio de clientes, a startup diz já estar em contato com nomes como Lockheed Martin, a Força Aérea Americana e até a Nasa.

O Chaparral foi exibido pela primeira vez em uma versão de pré-produção em janeiro. As especificações do VTOL não foram divulgadas, mas David Merrill, chefe executivo da Elroy Air, descreve o veículo como uma espécie de “caminhonete do céu”.

Feito em compósito de carbono, o Chaparral C1 foi projetado como um cargueiro em miniatura, com uma fuselagem principal e asas distribuídas nos lados. Por dentro, o hardware de propulsão inclui um trem de força elétrico-híbrido, que traz baterias e um gerador elétrico movido a turbina a gás. Juntos, eles alimentam 12 motores, seis em cada asa; oito, aqueles com as lâminas em rotação horizontal, fornecem sustentação, enquanto quatro, os que giram verticalmente, servem para movimentar o drone.

Segundo a Elroy Air, o projeto foi escolhido com cautela: um número tão grande de motores deve não apenas garantir o desempenho do Chaparral, mas também a segurança do VTOL — se um deles falhar, os outros têm como manter o veículo no ar. A máquina também não possui compartimento de carga interna: em vez disso, a startup usa um sistema para prender o drone a cápsulas de carga modulares feitas sob medida.

Elroy Air/Divulgação

Startup afirma ter já 500 VTOLs Chaparral para encomenda

Um dos fatos interessantes no Chaparral é que o VTOL não precisa de infraestrutura especial: apenas uma pequena pista de pouso onde ele possa apanhar e depositar as cápsulas. Na verdade, a máquina pode pousar, deixar sua cápsula, pegar outra e decolar em apenas alguns minutos, sem a intervenção de um operador humano. Além disso, consegue transportar até 230 kg de carga por uma distância de 483 km.

De acordo com a Elroy Air, o Chaparral pode ser adequado para uma miríade de tarefas de entrega, desde mercadorias a operações de assistência médica e para fins humanitários. A startup afirma que a Força Aérea Americana já apoia o projeto financeiramente e trabalha com uma previsão de 500 unidades para encomenda — entre os clientes, estão parceiros de American Airlines, United Airlines e DHL, totalizando US$ 1 bilhão (cerca de R$ 4,7 bilhões).

A Elroy Air ainda não informou quando a aeronave estará pronta para produção, mas se ela for bem-sucedida, deve mudar para sempre como as entregas são feitas.

Leia mais:

AW609: primeiro tiltrotor (mistura de avião e helicóptero) civil irá ganhar os céus em brevePara concorrer com jatos privados, VTOL da Transcend leva voos de luxo a outro patamarCityAirbus NextGen: Airbus apresenta sua nova versão para um táxi voador elétrico

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

O post Startup americana Elroy Air anuncia Chaparral C1, um VTOL autônomo capaz de entregar até 230 kg de carga apareceu primeiro em Olhar Digital.

You may also like

Leave a Comment