Home Variedade Estados Unidos vão suspender operações cibernéticas contra Rússia

Estados Unidos vão suspender operações cibernéticas contra Rússia

by Fesouza
3 minutes read

Os Estados Unidos suspenderam as operações cibernéticas contra a Rússia. De acordo com o site The Record, a ordem foi autorizada pelo Secretário de Defesa dos EUA, Pete Hegseth, e impede hacking direcionado aos russos.

A medida faz parte das tentativas do governo Trump de fazer concessões a Moscou e acabar com a guerra na Ucrânia.

trump e zelenskyy
A ordem teria acontecido antes do encontro entre Trump e Zelensky, na semana passada (Imagem: bella1105 / Shutterstock.com)

Estados Unidos vão parar hacking contra Rússia

Segundo o site, Hegseth teria ordenado interrupção de ataques cibernéticos direcionados (hacking) contra a Rússia, algo que afeta a operação do US Cyber Command, uma divisão do Departamento de Defesa estadunidense. No entanto, não se aplica à espionagem, que fica por conta da National Security Agency.

De acordo com sites internacionais, como The New York Times e pelo The Washington Post, a medida faz parte da tentativa de Donald Trump de atrair uma negociação com o presidente russo Vladimir Putin e acabar com a guerra na Ucrânia. A ordem aconteceu antes da reunião no Salão Oval entre Trump, o vice-presidente dos EUA, J.D. Vance, e presidente ucraniano Volodymyr Zelensky.

Além disso, segundo o jornal britânico The Guardian, o governo americano não enxerga mais os hackers russos como uma ameaça à segurança cibernética. A agência de segurança cibernética dos EUA, CISA, foi ordenada a não relatar mais ameaças russas ao governo, priorizando os ataques vindos da China.

Estados Unidos vão suspender operações cibernéticas contra Rússia
Medida seria na tentativa de encerrar guerra na Ucrânia (Imagem: evan_huang/Shutterstock)

O que dizem as agências de segurança dos EUA

  • O US Cyber Command e o Pentágono (sede do Departamento de Defesa) não comentaram o assunto. Um alto funcionário da defesa disse ao The Record que as instituições não discutem “inteligência cibernética, planos ou operações”;
  • Já o Departamento de Segurança Interna, responsável pela CISA, respondeu ao TechCrunch negando que a agência pararia de reportar ameaças russas;
  • Tricia McLaughlin, secretária assistente de Segurança Interna, disse que o memorando com a ordem não veio do governo de Trump e que a CISA “continua comprometida em abordar todas as ameaças cibernéticas à infraestrutura crítica dos EUA, incluindo a da Rússia”. 

O post Estados Unidos vão suspender operações cibernéticas contra Rússia apareceu primeiro em Olhar Digital.

You may also like

Leave a Comment