Home Variedade Qual é a múmia mais antiga já encontrada?

Qual é a múmia mais antiga já encontrada?

by Fesouza
5 minutes read

Os arqueólogos descobrem novos achados constantemente, e, em alguns casos, essas descobertas incluem múmias. Essa informação é relevante porque o título de “múmia mais antiga já encontrada” pode mudar a qualquer momento (como já aconteceu no passado). Além disso, a datação dos exemplares pode ser questionada (como também já ocorreu). Por isso, responder a essa pergunta pode ser bastante complexo, mas vamos aos fatos.

O tema voltou a gerar dúvidas recentemente com a publicação de um artigo na revista American Antiquity, que revelou mais detalhes sobre a descoberta do Spirit Cave Man, ocorrida em 1940. A múmia, encontrada em uma caverna no estado de Nevada, nos Estados Unidos, pertencia a um nativo americano.

Inicialmente, os arqueólogos estimaram que a múmia tinha menos de 2 mil anos. No entanto, uma datação por radiocarbono realizada em 1997 revelou que o corpo foi enterrado na caverna há 10.700 anos. Seria esse, então, o exemplar de mumificação mais antigo já conhecido no planeta?

Qual é a múmia mais antiga já encontrada?
Imagem: Museu do Estado de Nevada

A resposta não é tão simples. Existe uma diferença entre mumificação natural e mumificação intencional, e, normalmente, quando falamos de múmias antigas, referimo-nos a casos intencionais, como os do Antigo Egito.

Embora o corpo de Spirit Cave estivesse envolto em esteiras de fibra vegetal e uma mortalha de pele animal, ele não foi intencionalmente mumificado. O processo ocorreu por secagem natural devido ao clima desértico da caverna.

Leia mais

Então, qual é a múmia mais antiga do mundo?

Spirit Cave Man é um caso bastante raro e, se considerarmos apenas múmias naturais, seria o mais antigo já encontrado. Porém, se nos referirmos a múmias que foram intencionalmente mumificadas, o título passa para outro achado.

Nesse caso, a coroa fica com a famosa múmia do Vale do Sado, em Portugal, descoberta em 2021 e datada de aproximadamente 8.000 anos atrás (6.000 a.C.). Pesquisadores da Universidade de Uppsala (Suécia) e da Universidade de Lisboa identificaram sinais de embalsamamento intencional. O solo seco e salino da região ajudou na preservação, mas as evidências de manipulação confirmam que se tratou de um processo ritualístico.

Qual é a múmia mais antiga já encontrada?
Imagem: Peyroteo-Stjerna et al/European Journal of Archaeology

O corpo foi amarrado em posição fetal para expelir líquidos e preenchido com terra e argila para manter sua forma. A descoberta mostrou que as técnicas de mumificação são mais antigas do que se imaginava.

Até então, a múmia mais antiga conhecida datava de 5.000 a.C., encontrada no deserto do Atacama, no Chile. O processo teria sido realizado pelos Chinchorros, uma antiga civilização que habitou regiões da América do Sul, entre o atual Chile e o Peru.

Diferentemente dos egípcios, que mumificavam principalmente membros da elite, os Chinchorros preservavam homens, mulheres e até crianças, sugerindo um aspecto mais igualitário e ritualístico em suas práticas.

Múmia
Imagem: World History Documentaries

E as múmias do Egito?

As famosas múmias egípcias ficariam em terceiro (ou quarto) lugar nessa lista. Apesar de serem a civilização mais associada à mumificação, não foram os primeiros a realizar esse tipo de ritual.

No Egito, os exemplares mais antigos datam de cerca de 2.400 a.C. A múmia de Tutancâmon, por exemplo – conhecida por ter sido encontrada em uma tumba praticamente intacta –, foi descoberta em 1922 e tem aproximadamente 1.323 a.C., sendo bem mais recente que os achados de Portugal e do Chile.

O post Qual é a múmia mais antiga já encontrada? apareceu primeiro em Olhar Digital.

You may also like

Leave a Comment