Home Variedade Decisão de Trump ameaça conservação de florestas nos EUA

Decisão de Trump ameaça conservação de florestas nos EUA

by Fesouza
4 minutes read

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está longe de ser um defensor do meio ambiente. Pelo contrário, o governo do republicano prioriza setores que sabidamente causam impactos importantes nas mudanças climáticas.

A mais nova e polêmica decisão da Casa Branca prevê a derrubada de mais de 200 bilhões de metros quadrados de florestas nacionais, uma área maior do que o estado do Rio Grande do Sul, para a construção de estradas. A proposta é condenada por ambientalistas, que prometem recorrer à justiça.

Decisão de Trump ameaça conservação de florestas nos EUA
Floresta Nacional de Tongass, no Alasca, seria impactada (Imagem: nathanthames/Shutterstock)

Objetivo é revogar regra que estabelece a conservação das florestas

  • A secretária de Agricultura dos EUA, Brooke Rollins, anunciou os planos do governo Trump de revogar a “regra sem estradas”.
  • Assinada pelo presidente Bill Clinton em 2001, ela foi considerado o passo mais significativo desde que o presidente Theodore Roosevelt lançou as bases para o sistema florestal nacional.
  • A iniciativa bloqueou a extração de madeira, a construção de estradas, a mineração e a perfuração de grandes áreas verdes.
  • Agora, no entanto, o governo dos EUA defende uma revisão das regras, justificando que elas estão atrasadas.
  • Ainda segundo a gestão Trump, a revogação abre uma nova era de consistência e sustentabilidade para as florestas do país.
  • As informações são do The New York Times.

Leia mais

Ao fundo, uma floresta vista de cima; À frente, várias bolhas pairam com os dizeres "CO₂"
Derrubada das florestas diminuiria capacidade de absorção de carbono (Imagem: chayanuphol/Shutterstock)

Impactos ambientais serão significativos

As áreas protegidas pela regra incluem a Floresta Nacional de Tongass, no Alasca, considerada a maior floresta tropical temperada da América do Norte. Além disso, Reddish Knob nas montanhas Shenandoah, um dos pontos mais altos da Virgínia, e Frank Church-River of No Return Wilderness, em Idaho.

Algumas das árvores presentes nestes locais têm mais de 800 anos e fornecem habitats essenciais para 400 espécies de vida selvagem, incluindo águias, salmões e a maior concentração de ursos negros do mundo. Elas também são responsáveis por armazenar mais de 10% do carbono acumulado por todas as florestas nacionais dos Estados Unidos.

Decisão de Trump ameaça conservação de florestas nos EUA
Revogação da proteção das áreas pode aumentar riscos de incêndios florestais (Imagem: Anna.zabella/Shutterstock)

Segundo Randy Spivak, diretor de políticas de terras públicas do Centro de Diversidade Biológica, um grupo ambientalista, a eliminação destas proteções aumentaria as chances de incêndios florestais e colocaria em risco a qualidade da água potável. Por conta disso, organizações ambientais prometem acionar a justiça.

O anúncio do governo Trump ocorre no momento em que a Casa Branca busca alternativas para aumentar a extração de madeira nos Estados Unidos. O Serviço Florestal do país disse que irá se pronunciar sobre o assunto nas próximas semanas,

O post Decisão de Trump ameaça conservação de florestas nos EUA apareceu primeiro em Olhar Digital.

You may also like

Leave a Comment