O Olhar Digital já havia noticiado que a Microsoft estava preparando uma nova onda de demissões que afetaria cerca de 9 mil funcionários (saiba mais clicando aqui). Agora, veio a confirmação de que a divisão do Xbox será uma das mais atingidas pelos cortes.
A decisão contrasta com os resultados financeiros da empresa. A big tech é uma das companhias mais valiosas do mundo e continua faturando alto. Para se ter uma ideia, o lucro líquido este ano aumentou em 18% em relação a 2024, totalizando impressionantes US$ 25,8 bilhões.

Empresa quer se concentrar em áreas estratégicas de crescimento
O chefe da Microsoft Gaming, responsável pelo setor de jogos eletrônicos da Microsoft, comunicou a decisão aos funcionários. Segundo Phil Spencer, a medida foi necessária “para posicionar os jogos para um sucesso duradouro e permitir que a empresa se concentre em áreas estratégicas de crescimento”.
A divisão King, desenvolvedora do famoso Candy Crush, está cortando cerca de 10% dos funcionários, o que equivale a 200 pessoas, enquanto outras unidades, como a ZeniMax, também confirmaram que irão realizar desligamentos.

Além disso, 70 funcionários do estúdio Forza Motorsport, Turn 10, serão impactados. Por fim, jogos como Perfect Dark e Everwild serão cancelados e o estúdio The Initiative será fechado. As informações são do portal The Verge.
Leia mais
- TikTok vai demitir trabalhadores da unidade de comércio eletrônico
- Trilhões em IA e demissões em massa: a corrida tech em números
- Salesforce: IA já faz 50% do trabalho da empresa

Setor de jogos está sendo fortemente afetado pelas demissões
- A Microsoft já havia demitido 1.900 funcionários da Activision Blizzard e do Xbox em janeiro de 2024.
- Após, promoveu vários fechamentos de estúdios de jogos e outros desligamentos em maio.
- Já em junho, outras mil demissões impactaram equipes de nuvem HoloLens e Azure.
- A empresa ainda demitiu mais 650 funcionários do Xbox em setembro.
- Esta última ação fazia parte de uma reestruturação relacionada à aquisição da Activision Blizzard pela gigante da tecnologia.
O post Novas demissões da Microsoft impactam Xbox apareceu primeiro em Olhar Digital.