O governo do Estado do Rio de Janeiro lançou o “Celular Seguro RJ”, um novo aplicativo para consultar o IMEI, facilitando verificar se um smartphone possui registro de furto ou roubo. Anunciada na terça-feira (1º), a solução tem algumas diferenças em relação à ferramenta do governo federal, apesar do nome parecido.
Desenvolvido pelo Departamento Geral de Tecnologia da Informação e Telecomunicações (DGTIT) da Polícia Civil, o app está integrado à base de dados da polícia estadual. Ele também realiza consultas às informações cadastradas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
Como funciona o Celular Seguro RJ?
Trazendo versões para Android e iOS, o app Celular Seguro RJ oferece ao usuário a possibilidade de conferir a situação de um telefone, identificando restrições junto à Polícia Civil ou à Anatel, caso elas existam. Entre outras coisas, dá para saber se o dispositivo foi furtado ou roubado, por meio do IMEI.
- Além de realizar consultas, a ferramenta permite cadastrar o aparelho no sistema, informando o IMEI, um número de telefone vinculado a ele, a marca e o modelo;
- Com todas essas funcionalidades, o app pode ser útil para quem vai comprar um celular usado e quer evitar aparelhos de procedência duvidosa;
- O mecanismo também atende às vítimas de furto ou roubo e as que perderam o smartphone e querem saber se ele foi recuperado;
- Ao cadastrar o aparelho na plataforma, o usuário pode ser notificado e acompanhar o andamento do processo caso a Polícia Civil encontre o dispositivo;
- O app será usado, ainda, pelos próprios policiais para consultar a situação de celulares de suspeitos durante operações.
A apresentação coincidiu com a realização de uma nova etapa da “Operação Rastreio”, que objetiva combater o furto, o roubo e a receptação de celulares. Na ocasião, 53 pessoas foram detidas e 453 smartphones apreendidos, mas a ação já soma mais de 2,3 mil aparelhos confiscados desde o início de maio.
Como parte da operação, a Polícia Civil também notificou mais de 3 mil usuários de celulares identificados como fruto de roubo, que devem comparecer à delegacia mais próxima para entregá-los, evitando a responsabilização criminal. Até o momento, 934 aparelhos foram devolvidos.

Como consultar o IMEI pelo Celular Seguro RJ?
Para usar a plataforma lançada pelo governo do Rio Janeiro, é necessário baixar o app Celular Seguro RJ na Play Store (Android) ou na App Store (iOS). Após a instalação, você precisa fazer login no serviço utilizando uma conta Gov.br.
Em seguida, basta pressionar a opção “Consultar IMEI”, na tela inicial, e digitar o código do dispositivo que deseja verificar a situação. Também é possível cadastrar o seu telefone no sistema e utilizar outras funcionalidades disponíveis.
Quais são as diferenças entre o Celular Seguro RJ e o app do governo federal?
O app da Polícia Civil do Rio de Janeiro tem menos funções do que o sistema gerenciado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). A nova plataforma é voltada principalmente para a consulta de dados sobre smartphones, ajudando a identificar aparelhos roubados, e tem abrangência estadual.
- Fique por dentro: Como bloquear seu celular em caso de roubo?
Já o Celular Seguro do governo federal tem cobertura em todo o país e oferece, além da consulta do IMEI, vários outros recursos. Com ele, o usuário pode até bloquear o smartphone roubado ou furtado, além de bloquear apps bancários e a linha telefônica, funcionando como uma camada adicional de segurança.
Curtiu o conteúdo? Continue no TecMundo e compartilhe as notícias com os amigos nas redes sociais.