A forma como os cães domésticos interagem com a televisão pode estar ligada ao seu temperamento, revela uma pesquisa publicada na Scientific Reports.
De acordo com o estudo, cães mais excitáveis tendem a seguir objetos em movimento na tela, enquanto cães ansiosos ou medrosos são mais sensíveis a sons como buzinas e campainhas.

Como os cães interagem com o conteúdo da televisão
- O trabalho analisou os hábitos televisivos de 453 cães, com idades entre dois meses e 16 anos, a partir de dados fornecidos anonimamente por 650 tutores.
- A amostra incluiu tanto cães de raça reconhecida pelo American Kennel Club quanto vira-latas ou cães de raças não registradas.
- Em média, os cães assistiam à TV por 14 minutos e 8 segundos por sessão.
- O estudo identificou que quase metade dos cães (45%) reagia com frequência a sons caninos vindos da TV, como latidos e uivos.
- Já estímulos visuais e não animais despertavam mais atenção em cães com traços de medo ou ansiedade.
Leia mais
- Cães são afetados pelo estado emocional do dono, diz estudo
- Cães têm capacidade de comunicação semelhante à dos humanos, diz estudo
- Cães podem ter traços de personalidade semelhantes aos de seus tutores

A equipe de pesquisadores desenvolveu uma escala específica para medir o envolvimento dos cães com a TV, considerando fatores como tempo de exposição, reação a diferentes tipos de estímulos e se os tutores incentivaram o comportamento.
Ver TV pode ser benéfico para os cães?
Embora os autores reconheçam que os dados não representam toda a população canina — já que os participantes eram tutores cujos cães já têm contato com a TV —, o estudo sugere que a televisão pode ser uma forma de enriquecimento ambiental para os pets.
Além disso, os padrões de comportamento observados podem ajudar em abordagens de treinamento personalizadas, especialmente para cães com problemas de atenção ou ansiedade.

O post Estudo mostra que cães reagem ao que passa na TV — e de várias maneiras apareceu primeiro em Olhar Digital.