Os celulares da Xiaomi agora contam com uma função capaz de detectar acidentes de carro sofridos pelo usuário e que também pode acionar os serviços de emergência automaticamente, se necessário. A novidade, lançada na quarta-feira (16), chega por meio de atualização no app Segurança do sistema HyperOS.
Essa ferramenta se assemelha ao recurso Detecção de Acidente disponível em modelos mais recentes do iPhone. A tecnologia já ajudou a salvar vidas, como em alguns casos registrados nos Estados Unidos, nos últimos anos, alertando as autoridades sobre o ocorrido e informando a localização das vítimas.

Como funciona a detecção de acidentes da Xiaomi?
A nova função dos smartphones da marca chinesa combina o uso de sensores presentes nos dispositivos, responsáveis por fornecer informações sobre movimentos, com algoritmos avançados de IA. Caso o sistema detecte que o usuário sofreu um acidente automobilístico, inicia um protocolo de emergência imediatamente.
- Primeiramente, o celular emite vibrações mais fortes e avisos sonoros, para verificar se a pessoa precisa de ajuda;
- Em seguida, a ferramenta aciona uma contagem regressiva para que o usuário se manifeste em relação à necessidade de assistência médica;
- Caso não haja resposta, o telefone enviará uma mensagem de alerta para os serviços de emergência mais próximos, fornecendo detalhes precisos da localização;
- O aviso também contém um texto informando que aquela pessoa foi vítima de acidente de carro e necessita de socorro.
A tecnologia de detecção de colisão dos celulares da Xiaomi pode, ainda, notificar os contatos de emergência cadastrados previamente pelo proprietário do telefone. A ferramenta compartilha as informações de localização em tempo real, facilitando a chegada de socorro até a região do acidente.
Segundo a gigante chinesa, o smartphone passa a operar no modo de eficiência energética assim que inicia o protocolo de emergência. Dessa forma, a vida útil da bateria é preservada, permitindo que o aparelho continue a enviar as mensagens, contribuindo para salvar vidas.

Como ativar o recurso?
A função de detecção de acidente automobilístico da Xiaomi está disponível a partir da versão 10.9.6-250710.0.1 do aplicativo Segurança. A atualização também inclui proteção aprimorada contra malwares, novas opções de configuração de privacidade e uma interface de usuário mais intuitiva.
Para habilitar a ferramenta, é necessário atualizar o app para a versão mais recente, o que pode ser feito por meio da plataforma HyperOSUpdates. Também é possível verificar a disponibilidade do update acessando a opção “Atualização de aplicativos” dentro do menu “Configurações” do telefone.
O que você acha da nova função de emergência integrada aos smartphones da Xiaomi? Comente nas redes sociais do TecMundo.