Uma nova droga desenvolvida pela Caliway Pharmaceuticals, de Taiwan, pode revolucionar o tratamento estético e clínico da gordura localizada.
O medicamento experimental CBL-514 é a primeira injeção do mundo capaz de provocar a morte programada de células de gordura (apoptose) de forma segmentada — como na região abdominal ou coxas — sem necessidade de cirurgia.
Os resultados do ensaio clínico de Fase 2b mais recente foram publicados no Aesthetic Surgery Journal.

Leia mais:
- Existe melhor horário para fazer exercícios físicos? Descubra!
- Ficar sem dormir aumenta risco de obesidade, sugere estudo
- Novo estudo define quando a obesidade é uma doença
Resultados positivos em testes
- Administrado por injeção subcutânea, o CBL-514 demonstrou redução significativa da gordura subcutânea em testes clínicos, com resultados comparáveis aos da lipoaspiração, mas com menos efeitos colaterais.
- Nos estudos de Fase 2b, mais de 75% dos participantes apresentaram melhora visível após apenas uma aplicação, com perda média de gordura acima do esperado.
- O fármaco superou os critérios de eficácia e segurança exigidos pela FDA, e deve iniciar dois estudos globais de Fase 3 ainda em 2025, envolvendo mais de 300 voluntários na América do Norte e Austrália. Se bem-sucedido, poderá chegar ao mercado já em 2026.
Além da aplicação estética, o CBL-514 também está sendo investigado para tratamento da celulite e da doença de Dercum — condição rara caracterizada pelo acúmulo de tumores de gordura dolorosos.
Em 2024, a droga recebeu a Designação de Medicamento Órfão pela Agência Europeia de Medicamentos (EMA) para esta indicação.
Sem efeitos adversos
Segundo a empresa, o CBL-514 não apresentou efeitos colaterais sistêmicos, mesmo quando aplicado em áreas maiores, o que representa uma vantagem em relação ao único medicamento aprovado atualmente para esse fim, o ATX-101, conhecido por seus efeitos adversos severos.
Se aprovado, o CBL-514 poderá se tornar o primeiro tratamento injetável seguro, localizado e não cirúrgico para modelagem corporal, com potencial impacto também em doenças crônicas associadas à gordura subcutânea — como dor crônica, AVC e doenças cardiovasculares.

O post Adeus, lipo? Nova injeção promete reduzir gordura localizada apareceu primeiro em Olhar Digital.