Baterias são peças essenciais nas tecnologias modernas. Carros elétricos, e-bikes, celulares, laptops, smartwatches… Praticamente tudo usa essa fonte de energia.
O que também usa – e muitas vezes não nos damos conta – são os robôs, inclusive os humanoides. Essas máquinas complexas precisam de muita energia desde o momento em que são ligadas (imagine, então, para exercer os mais diferentes tipos de tarefas).
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Sim, são necessárias super baterias, como essa que acaba de ler lançada pela startup Figure AI. Você já ouviu falar dessa empresa aqui no Olhar Digital.
A Figure criou um dos robôs humanoides mais famosos do mundo – que possui o mesmo nome da companhia. Eles são tão bem-sucedidos, que já foram até “contratados” pela BMW para entrar na linha de produção dos carros de luxo.

Pois bem, não bastava controlar a tecnologia dos robôs em si, a Figure agora também avança nesse outro mercado: o das baterias.
Bateria de última geração
- A F03 foi projetada especificamente para uso em robôs humanoides.
- Ela fornece 2,3 quilowatts-hora de energia, o que, segundo a Figure, permite até cinco horas de autonomia com desempenho máximo.
- Em comparação com o sistema F01 original, que exigia baterias externas volumosas, a F03 é totalmente integrada ao torso do robô.
- Essa integração economiza espaço e massa, ao mesmo tempo em que aumenta a durabilidade mecânica.
- A startup afirma que a nova bateria fornece 94% de densidade energética a mais do que a F01.
- Ela custa ainda 78% a menos do que o modelo anterior, a F02.
- Outro diferencial é a sua capacidade térmica – a marca fala em bateria “à prova de fogo”.
- Durante os testes internos, o dispositivo foi submetido a diversos cenários de falhas, sobretudo de superaquecimento.

- E, em todos eles, a bateria se saiu bem nos testes.
- Isso graças a um sistema de resfriamento ativo integrado e a um Sistema de Gerenciamento de Bateria que gerencia as condições térmicas a todo momento.
- A Figure Ai afirma, por fim, que essa é a primeira bateria no setor de robótica humanoide a receber certificação para os padrões de segurança UN38.3 e UL2271.
- A certificação UN38.3 é um padrão de segurança para o transporte de baterias de lítio, enquanto a UL2271 é um padrão de segurança focado em baterias para veículos elétricos leves.
- Ambas as certificações são cruciais para garantir a segurança e a conformidade das baterias de lítio, especialmente durante o transporte e no uso em aplicações específicas.
De olho no futuro
A nova bateria nasceu nas instalações BotQ da empresa – e ganhou um vídeo exclusivo de lançamento.
O desenvolvimento marca um passo importante na estratégia da Figure de integrar todos os sistemas críticos de hardware de um robô humanoide. Segundo o fundador da empresa, Brett Adcock, um dos objetivos da companhia é controlar todo o conjunto de tecnologias que fazem parte do seu produto final. Não só para aumentar a margem de lucro, mas, sobretudo, para garantir a qualidade do todo.
Além das baterias, a empresa também já projeta atuadores e elementos estruturais para otimizar o desempenho, a segurança e a produção em massa.
As informações são do Interesting Engineering.
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