Home Variedade Após polêmicas, TecToy fala sobre preço alto do Zeenix Pro e fabricação no Brasil

Após polêmicas, TecToy fala sobre preço alto do Zeenix Pro e fabricação no Brasil

by Fesouza
5 minutes read

A TecToy voltou a ganhar as atenções do público gamer ao anunciar o preço do Zeenix Pro, seu console portátil de maior desempenho, durante a Retrocon 2025. Com o valor de R$ 4.999, o modelo chega ao mercado quase um ano após seu anúncio, durante um showcase dedicado as novidades da empresa no ramo de games e periféricos.

Durante a Retrocon 2025, o Voxel teve a oportunidade de falar com Eddy Antonini, engenheiro chefe da Divisão Zeenix da TecToy. Durante a entrevista, o representante da empresa revelou detalhes importantes sobre o futuro do produto e a possível fabricação da linha Zeenix no Brasil. Afinal: isso ainda deve acontecer?

Fabricação no Brasil? Só se vender bem

Em 2024, o ex-head de marketing da TecToy, Pedro Caxa, disse ao Voxel que os lotes iniciais do Zeenix seriam importados, sem fabricação nacional prevista para o lançamento da linha. Após um ano, parece que as coisas não mudaram. De acordo com Eddy Antonini, a fabricação do console no Brasil agora depende da venda do produto por aqui.

“A fabricação no Brasil… é viável dependendo de como o público pedir mais o produto… Tendo uma aceitação muito boa, a gente vai ficar muito feliz de fabricar ele no Brasil”, disse Eddy.  Além disso, ele comentou um pouco mais sobre a demora da decisão do preço final do console, que dividiu opiniões na internet.

Após polêmicas, TecToy fala sobre preço alto do Zeenix Pro e fabricação no Brasil

Segundo o engenheiro chefe, eles buscaram o menor preço possível entre a fabricação e o preço de importação do produto. “O preço de um produto… é baseado no cálculo do custo do produto, mais a tributação… a gente buscou o menor preço possível ainda viável para o consumidor brasileiro.”

Tendo uma aceitação muito boa, a gente vai ficar muito feliz de fabricar ele no Brasil.

Melhor que a concorrência?

Nesse um ano de espera do Zeenix Pro, a ASUS lançou aqui no Brasil o ROG Ally X, a atualização do seu já poderoso ROG Ally, PC gamer portátil similar ao Zeenix. Ao ser questionado sobre o que a TecToy irá entregar para se diferenciar da concorrência, Eddy disse que o parcelamento e o preço menor serão a vantagem da TecToy.

“O nosso [Zeenix Pro] é bem mais compacto… já vem com case e tecladinho que quem joga em portátil com Windows, com touch, sabe que isso faz um diferencial muito grande. E o parcelamento em 12x sem juros. Então a nossa condição de parcelamento, ela é muito especial”, disse Eddy.

Após polêmicas, TecToy fala sobre preço alto do Zeenix Pro e fabricação no Brasil
ROG Ally X

“Para quem quer um produto menor em termos físicos e mais leve, o Zeenix Pro é o mais vantajoso. É, aí uma opinião um pouco mais pessoal, mas é uma ótima ergonomia.”

Além disso, Eddy reforçou que o Zeenix terá assistência técnica no país. “O nosso atendimento e a nossa assistência técnica é própria, da TecToy,”. Também é uma coisa que a gente tem um serviço nosso próprio, então é a gente mesmo olhando como o cliente no pós-venda, ele será sempre atendido.”

Ano turbulento para a TecToy

Desde o anúncio dos consoles portáteis em seu showcase, a TecToy tem passado por poucas e boas até o anúncio do Zeenix Pro. Além da demora para soltar um preço oficial e o alto custo do portátil, alguns comentários de ex-funcionários sobre a TecToy não lucrar com o Zeenix acabaram fazendo com que o entusiasmo do público diminuísse e os comentários negativos sobre a marca aumentassem. 

Porém, a situação não parece ter abalado a equipe remanescente da companhia. “A gente não se sentiu abalado, para falar bem a verdade. Obviamente, muitas pessoas fazem muitos comentários e sabemos que as pessoas que fazem comentários negativos tendem a ser mais barulhentas, mais insistentes. Porém, todos que compraram os Zeenix Lite estão bem satisfeitos.”

Após polêmicas, TecToy fala sobre preço alto do Zeenix Pro e fabricação no Brasil

Para fechar, no fim de 2024 posts misóginos e xenofóbicos do CEO Valdeni Rodrigues numa rede social fizeram com que a empresa recebesse diversos comentários de repúdio, trazendo ainda mais controvérsias sobre as decisões da empresa. Eddy também falou sobre as recentes polêmicas, dizendo que vivemos num mundo globalizado.  “A gente vive num mundo muito conectado… tudo é fator de decisão, mas a gente tá com uma linha de produtos bem forte… bem confiante com as vendas mesmo.”

Especificações do Zeenix Pro

O Zeenix Pro é um modelo white label que compartilha similaridades com o PC portátil Ayn Loki, de uma marca chinesa que colaborou com a companhia para criar o produto. As especificações prometem entregar um alto desempenho para o corpo compacto do produto:  

• Processador AMD Ryzen 7 6800U
• 16 GB de RAM
• 512 GB de SSD NVMe
• Tela Full HD de 6” (1080p, 60Hz)
• Wi-Fi 6 e Bluetooth 5.2
• Porta USB 4.0
• Windows 11 Home

Além disso, o modelo pesa apenas 575 gramas, o que o coloca entre os mais leves da categoria. Os gatilhos e joysticks usam sensores magnéticos de efeito Hall, tecnologia que promete maior precisão e elimina o risco de drift comum em controles convencionais.

You may also like

Leave a Comment