A OpenAI vai remover, nesta sexta-feira (1º), um recurso do ChatGPT que tornava conversas pesquisáveis em mecanismos de buscas como o Google. O recurso de indexação viralizou recentemente.
Quem informou a remoção do recurso foi o diretor de segurança da informação da OpenAI, Dane Stuckey, em postagem no X.
Indexação de conversas com ChatGPT foi ‘um experimento’ da OpenAI
Se a pessoa soubesse onde (e como) procurar, poderia acessar registros públicos de conversas no ChatGPT nos quais usuários compartilhavam informações bem sensíveis.

“O recurso exigia que os usuários optassem por compartilhá-las, primeiro escolhendo um chat e depois marcando uma caixa para permitir que ele fosse indexado por mecanismos de busca”, explicou Stuckey.
Foi uma experiência de curta duração, com o objetivo de ajudar as pessoas a descobrirem conversas úteis.
Dane Stuckey, diretor de segurança da informação da OpenAI, em postagem no X
“No fim das contas, achamos que esse recurso criava muitas chances de as pessoas compartilharem, acidentalmente, coisas que não pretendiam, então decidimos removê-lo”, explicou o CISO.
“Também estamos trabalhando para remover o conteúdo indexado dos mecanismos de busca relevantes”, acrescentou.
Leia mais:
- O ChatGPT está nos deixando burros?
- 5 dicas para fazer brainstorming no ChatGPT
- O ChatGPT erra? Descubra 5 tarefas que a IA não faz bem e pode te deixar na mão
Aplicativo do Meta AI precisou deixar mais explícito para usuários quando conversas eram públicas
A Meta precisou adicionar um pop-up ao aplicativo Meta AI recentemente para informar aos usuários quando seus comandos (prompts) fossem públicos. Isso foi necessário porque aparentemente muitos não tinham entendido que suas conversas com a inteligência artificial poderiam ser vistas por outras pessoas.

Ao tocar no botão “Compartilhar”, o aplicativo mostra um aviso explicando quando os prompts forem visíveis para todos. O usuário ainda precisa tocar em “Publicar no feed” para que o conteúdo vá para o feed Discovery.
Apesar desses passos sempre terem existido, muitos usuários não pareciam compreender que estavam tornando suas conversas públicas. O novo alerta foi criado para esclarecer isso e evitar que informações pessoais ou sensíveis sejam compartilhadas por engano.
O feed público Discovery do aplicativo Meta AI sempre foi preenchido com interações de usuários com o chatbot. Mas diversos veículos de comunicação mostraram como esse espaço trazia conversas, áudios e imagens potencialmente sensíveis ou constrangedoras.
Saiba mais nesta matéria do Olhar Digital.
O post OpenAI desativa recurso que deixava você ler conversas dos outros no ChatGPT apareceu primeiro em Olhar Digital.