Nos últimos dias começaram a circular boatos e diversas notícias de que a Starlink iria liberar internet gratuita em smartphones no Brasil. Como já era esperado, isso é falso, e essa tal conexão grátis contemplará somente residentes dos Estados Unidos — e nem é tão gratuita assim.
As especulações começaram após a T-Mobile, uma grande empresa de telecomunicações norte-americana, fechar uma parceria com a Starlink. Essa parceria estratégica contemplaria envio e recebimento de SMS, e ligações de emergência para autoridades, como polícia e bombeiros por meio do número 911.
Chamado de T-Satellite, essa disponibilidade no sinal trabalha no conceito de Direct to Cell (D2C). Essa é uma tecnologia da Starlink que permite celulares comuns se conectarem diretamente a satélites de baixa órbita. No entanto, como aponta o site Tecnoblog, o recurso não será ofertado para o Brasil, somente para usuários dos EUA.

T-Satellite não é 100% gratuito
Em resposta ao site brasileiro, a T-Mobile salientou que o serviço do T-Satellite funcionará apenas em território estadunidense. Dessa forma, não é verdadeiro que celulares no Brasil irão receber internet grátis da Starlink, e mesmo que fosse, seria para usos extremamente básicos.
- O T-Satellite foi pensado exclusivamente para uso nos Estados Unidos e não há informações oficiais sobre uma expansão atualmente;
- Esse serviço também não é realmente gratuito, e funciona sem custos para aqueles que já tem planos de assinatura avançados da T-Mobile;
- Quem assina algum pacote mais básico da operadora precisa pagar US$ 10 (Cerca de R$ 60) para usufruir da conexão.
Também vale salientar que nem todos os smartphones têm acesso ao recurso nos Estados Unidos, principalmente alguns modelos mais antigos. Seja como for, não há nenhuma informação oficial de que o Brasil receberá internet grátis da Starlink ou da T-Mobile.
Para mais informações sobre internet e acesso de dados, fique ligado no site do TecMundo para não perder nenhum detalhe.