Home Variedade Que fim levou o BuddyPoke, os avatares animados que eram febre no Orkut?

Que fim levou o BuddyPoke, os avatares animados que eram febre no Orkut?

by Fesouza
6 minutes read

O Orkut foi uma rede social que marcou o público brasileiro: foi a primeira plataforma digital que foi uma unanimidade no país, dominando o cotidiano digital de pessoas de todas as idades ao lado do MSN Messenger (depois Windows Live Messenger) para bate-papo.

A rede contava com várias funções, desde o envio de mensagens públicas na forma de scraps ou depoimentos e as discussões em comunidades até jogos online como o Colheita Feliz. E, entre todos esses recursos, havia ainda um serviço que deixa saudades até hoje: o BuddyPoke.

Que fim levou o BuddyPoke, os avatares animados que eram febre no Orkut?
Imagem: Reprodução/TecMundo

Você chegou a brincar com essa ferramenta ou não faz ideia do que estamos falando? Seja qual for a sua resposta, relembramos a seguir o que era e por que essa criação tão simples marcou tanto a memória de muita gente.

O que é e como funcionava o BuddyPoke

O BuddyPoke (às vezes também chamado de Buddy Poke, com as palavras separadas) era uma das muitas alternativas de interação no Orkut. Criado em 2008, ele envolvia a criação de um avatar digital que podia ser altamente personalizado, a ponto de ter a aparência parecida com a da pessoa dona do perfil. O nome vem da união das palavras em inglês buddy (parceiro ou amigo próximo) e poke (verbo que significa cutucar ou empurrar levemente).

Dentro do aplicativo web, que operava direto do navegador e sem sair do ambiente da rede social, você podia não apenas vestir o avatar com roupas e acessórios. Também era possível selecionar animações para o personagem, que reproduziam de forma repetitiva gestos e expressões faciais.

Após terminar a personalização de uma animação, o resultado podia ser publicados no perfil e servia como uma espécie de resumo do humor do usuário. O BuddyPoke poderia estar “entusiasmado”, “cansado”, tocando um instrumento musical ou torcendo por um time de futebol. Ele também era capaz de gerar uma animação em conjunto com outro usuário — e essa era uma forma mais do que direta de mostrar que você estava interessado em um “crush” ou já em um relacionamento correspondido pela plataforma, por exemplo.

A ferramenta foi posteriormente lançada em outras redes sociais, incluindo o MySpace e até o Facebook, em versões levemente adaptadas. A variante do Orkut, porém, é a mais lembrada até hoje pelos brasileiros que viveram o período.

O Orkut criou o BuddyPoke?

  • Apesar de ter ficado mais famoso em uma só rede social, o BuddyPoke na verdade era um aplicativo terceirizado. Ele foi criado pelos desenvolvedores Dave Westwood e Randall Ho, que trabalharam juntos por anos na criação de jogos 3D para navegador;
  • O serviço funcionava com base no conjunto de ferramentas OpenSocial, uma API criada pela Google que facilitava o desenvolvimento e a implementação de experiências em Flash em plataformas digitais;
  • Apesar de ter sido criado de forma independente pelo engenheiro de origem turca Orkut Büyükkökten, a rede social pertencia ao Google, que também era o dono da OpenSocial;
buddypoke-personalizar-orkut
Algumas das possibilidades de personalização. (Imagem: Reprodução/TecMundo)
  • O quanto ele foi bem sucedido? Segundo uma matéria de 2009, o BuddyPoke acumulava 34 milhões de usuários só no Orkut, sendo 98% deles no Brasil. O auge dele foi de 50 milhões de usuários, somando todas as plataformas;
  • Em 2009, o serviço estrou pela primeira vez recursos pagos que eram opcionais: animações dos avatares que eram restritas a quem comprava créditos virtuais para gastar na ferramenta.

O BuddyPoke ainda existe?

Encontrar o destino do BuddyPoke não é tão simples assim, mas todos os caminhos levam sempre a uma mesma resposta: não, ele não existe mais oficialmente. O serviço de criação de avatares original do Orkut realmente foi desativado junto com a rede social, que teve o serviço encerrado oficialmente em 30 de setembro de 2014.

Isso significa que o BuddyPoke famoso do Orkut, assim como os dados e a aparência dos bonecos virtuais criados naquele ambiente, foram totalmente deletados. Nessa versão, portanto, o programa online hoje é considerado perdido. Outras redes sociais que tinham o suporte a ele também deixaram de existir ou foram removendo o recurso aos poucos.

Isso é explicando não só por tendências de mercado, que se afastaram desse tipo de passatempo, mas também porque o BuddyPoke era uma ferramenta que dependia do Flash para funcionar.

O Flash foi um importante plugin de reprodução de conteúdos multimídia e foi um dos formatos mais famosos de reprodução de menus, animações e jogos na internet ao longo de vários anos, a partir da segunda metade da década de 1990. Na década de 2010, ele perdeu forças para tecnologias mais avançadas, como o HTML5, e começou a ser descontinuado de aparelhos e sistemas operacionais.

Experiências em Flash já eram consideradas lentas e a tecnologia era repleta de vulnerabilidades de segurança que ameaçavam os dispositivos dos usuários. E, com essa mudança de padrão, os conteúdos construídos com base no formato SWF (Small Web Format) foram preservados ou se tornaram mídias perdidas.

Após o fim do Orkut e do Flash, os mesmos desenvolvedores do projeto original lançaram um aplicativo do BuddyPoke para Android e iOS. A experiência era a mesma das redes sociais, com os gráficos um pouco mais polidos, mas hoje em dia o app também não está mais disponível nas lojas digitais App Store e Google Play Store.

buddypoke-aplicativo-android
A antiga página do app do BuddyPoke para Android. (Imagem: Reprodução/Wayback Machine)

Versões do BuddyPoke existem preservadas na forma de arquivos SWF (para rodar em leitores de arquivos em Flash) ou APK (que são os executáveis de aplicativos do Android, instalados por fora da Play Store). Porém, esses arquivos estão espalhados pela internet e nem todos os downloads prometidos podem ser de fontes confiáveis, o que exige cuidado redobrado do usuário.

Além disso, como o suporte para o BuddyPoke já foi encerrado há bastante tempo, a experiência é instável e limitada — longe dos bons tempos em que você poderia até se declarar para alguém no saudoso Orkut usando essas animações.

Você tem alguma história curiosa envolvendo os BuddyPokes do Orkut? Conte para a gente nas redes sociais do TecMundo!

You may also like

Leave a Comment