Home Variedade “Monstro do Lago Ness”: lenda pode ter um corpo “impossível”

“Monstro do Lago Ness”: lenda pode ter um corpo “impossível”

by Fesouza
4 minutes read

Por mais de 1.300 anos, o Lago Ness, na Escócia, alimenta a lenda de uma criatura misteriosa que habita suas águas escuras. Apesar de inúmeros relatos e buscas, nenhuma evidência concreta comprova a existência do monstro. Agora, um novo estudo sugere que a imagem mais popular de “Ness” (uma criatura serpentina com múltiplas corcovas) pode ser uma “impossibilidade zoológica”.

A pesquisa, publicada na revista Endeavour e conduzida pelo ecologista Charles Paxton, da Universidade de St. Andrews, e Adrian Shine, do Centro do Lago Ness, analisou décadas de registros e cartões-postais. Eles descobriram que, embora 25% a 32% das representações de Ness mostrem uma criatura com arcos ou corcovas, apenas 1,5% dos relatos de testemunhas oculares descrevem algo semelhante.

Monstro foi influenciado pela cultura pop?

Os pesquisadores argumentam que a imagem estereotipada do monstro, frequentemente retratada em souvenirs e filmes, pode ter influenciado a maneira como as pessoas interpretam avistamentos. “Se as imagens comuns mostram serpentes marinhas com múltiplos arcos, é possível que testemunhas sejam influenciadas por elas”, escreveram. No entanto, a maioria dos relatos não corresponde a essa descrição.

Leia mais:

Um paralelo pode ser traçado com os relatos de OVNIs: antes do incidente de Roswell em 1947, avistamentos descreviam objetos variados, desde zepelins até foguetes. Após a popularização dos “discos voadores”, no entanto, as descrições se alinharam a esse formato. Ainda assim, a maioria dos casos envolve luzes ou formas não identificadas, e não naves extraterrestres.

Ilustração Monstro do Lago Ness (Crédito: Shutterstock/ Daniel Eskridge)
Ilustração do Monstro do Lago Ness. (Imagem: Daniel Eskridge/Shutterstock)

Mas o “Monstro do Lago Ness” existe?

Embora o estudo não comprove a existência (ou inexistência) de Ness, ele sugere que a maioria dos relatos pode ter base em algo real, mesmo que não seja um monstro pré-histórico. “Isso corrobora a ideia de que as testemunhas estão descrevendo fenômenos físicos, mesmo que não sejam uma espécie desconhecida”, explicam os autores.

“Monstro do Lago Ness”: lenda pode ter um corpo “impossível”
Cientistas cidadãos do mundo todo vão se reunir na Escócia no fim de semana para a maior caça ao Monstro do Lago Ness da história. Khadi Ganiev – Shutterstock

Entre as explicações mais plausíveis para os avistamentos estão troncos flutuantes, ondas incomuns ou até animais conhecidos, como esturjões. Seja como for, a pesquisa reforça que, se algo parece “o Ness dos cartões-postais”, provavelmente não é o verdadeiro “Monstro do Lago Ness”.

Enquanto o mistério persiste, uma coisa é certa: a lenda de Ness continuará a fascinar — mesmo que a ciência ainda não tenha encontrado um monstro para chamar de seu.

O post “Monstro do Lago Ness”: lenda pode ter um corpo “impossível” apareceu primeiro em Olhar Digital.

You may also like

Leave a Comment