Você vai precisar ativar recursos na BIOS do seu computador para jogar Call of Duty: Black Ops 7 e Battlefield 6. Os novos jogos de ação da Activision Blizzard e da EA exigem que funções de segurança de baixo nível estejam habilitadas para serem inicializados.
As exigências são distintas: Call of Duty: Black Ops 7 requer a ativação do Trusted Platform Module 2.0 (TPM 2.0) e da Inicialização Segura (“Secure Boot”); Battlefield 6, por sua vez, exige apenas a Inicialização Segura. A Activision Blizzard anunciou a exigência nesta quarta-feira (6); a EA, na segunda-feira (4).
O que são esses recursos?
A Inicialização Segura é um recurso de segurança que impede o carregamento de malwares e rootkits durante a inicialização do sistema operacional.
O TPM 2.0 é um chip de segurança presente na maioria das placas-mãe modernas que funciona como um cofre digital, protegendo informações sensíveis e chaves criptográficas do computador.
Ambos os recursos são exigências do Windows 11 — embora existam maneiras de burlar essas demandas.
Se você usa o Windows 11, seja por atualização automática ou pela compra de um computador novo, é provável que o TPM 2.0 e a Inicialização Segura já estejam ativados no seu sistema.
Como ativar o TPM 2.0 e a Inicialização Segura?
O processo de ativação varia conforme a fabricante da placa-mãe. Consulte o manual do componente ou a página de suporte da marca.
De maneira geral, o passo a passo é simples:
- Durante a inicialização do PC, pressione a tecla para acessar a BIOS (como F12 ou DEL);
- Localize as seções de TPM 2.0 e Inicialização Segura;
- Ative as duas funções;
- Reinicie o computador para aplicar as mudanças.
Confira os tutoriais de como ativar o TPM 2.0 segundo as principais marcas:
Guias para ativar a Inicialização Segura:
Como verificar se o TPM 2.0 está ativado?
- No Windows, pressione “Windows + R” para abrir o “Executar”;
- Digite
tpm.msc
e pressione “Enter”; - Se o TPM estiver ativo, aparecerá a mensagem “O TPM está pronto para uso”.
Como verificar se a Inicialização Segura está ativa?
- Pressione “Windows + R” para abrir o “Executar”;
- Digite
msinfo32
e pressione “Enter”; - Na janela, confira se:
- O Modo da BIOS está como UEFI;
- O Estado da Inicialização Segura está habilitado.
O que acontece se eu não ativar esses recursos?
Segundo a Activision Blizzard, jogadores que não ativarem o TPM 2.0 e a Inicialização Segura não terão acesso às proteções de segurança do sistema anti-cheat de Call of Duty: Black Ops 7. A empresa destaca que essas funções serão requisitos mínimos para o funcionamento do jogo.
Não está claro se a ausência do anti-cheat impedirá a execução completa do jogo ou apenas do modo multiplayer.
Já a EA é mais direta: “Qualquer tentativa de acesso ao Battlefield 6 sem a Inicialização Segura resultará em uma solicitação indicando sua necessidade”, informou a empresa.
Fique ligado no TecMundo para mais atualizações sobre os requisitos técnicos dos jogos e outras novidades do mundo gamer. Nos acompanhe também nas redes sociais para não perder nenhuma dica ou alerta de segurança.