O HD ou SSD são peças de hardware que desempenham a função de armazenamento interno de uma máquina, seja desktop, notebook, console, celular e demais dispositivos eletrônicos.
Contudo, como toda peça de hardware, há alguns truques que você pode implementar para aprimorar a performance do item e garantir melhor eficiência deste sistema. Confira 5 dicas imperdíveis a seguir.
Como turbinar seu SSD com 5 dicas

Antes de mais nada, é importante ressaltar a diferença entre o HD e o SSD. No geral, ambos são dispositivos que armazenam informações de um eletrônico, mas diferente do HD, o SSD acessa os arquivos de forma mais rápida.
Além disso, eletrônicos com SSD podem fazer tudo mais rapidamente: inicializar e desligar a máquina, abrir e fechar aplicativos, transferir ou copiar dados de um lugar para outro, etc.
1. Ajuste o seu Windows para melhor performance
Verifique se o modo de economia de energia do Windows não está habilitado. Vá em Configurações/Sistema/ e em seguida selecione a melhor performance, habilitando “Melhor Desempenho”.

2. Ative a limpeza TRIM
O TRIM é uma ferramenta que libera os blocos inúteis do SSD, permitindo que possam ser reutilizados, é uma “desfragmentação” para os SSDs.

Ele já vem ativado no Windows de forma padrão, mas você pode verificar isso manualmente desta forma:
Na barra de pesquisa do Windows, digite “Prompt de Comando”, em seguida, selecione “Executar como Administrador”. No terminal, digite o comando: “fsutil behavior set DisableDeleteNotify 0”; Aperte Enter. Pronto!

3. Mantenha os drives e o firmware NVMe atualizados
O desempenho de qualquer componente de hardware sempre está ligado a ter os drives atualizados, assim você garante que ele trabalhe da melhor forma. Essas atualizações garante as otimizações realizadas pelos fabricantes, melhor uso da energia e a correção de erros e bugs do sistema.

Para isso, você deve seguir as instruções do seu fabricante, normalmente essas atualizações estão disponíveis no site da marca. Agora cuidado com as quedas de energia durante esses procedimentos, isso pode inutilizar seu equipamento.
Leia mais:
- 5 sintomas de que o HD está travando seu computador;
- O mundo está abarrotado de dados digitais. Essa pode ser a solução;
- 4 coisas sobre monitores curvos que ninguém te conta antes de você comprar
4. Verifique se o NVMe está no modo PCIe certo
O seu SSD NVMe precisa estar ligado à versão do PCIe (PCI Express) correta. Se você tem um SSD compatível com PCIe 4.0, mas instala ele em um slot PCIe 3.0, vai ter uma queda significativa no desempenho.

Verifique se a versão do PCIe suportada pela placa-mãe quanto pelo processador estão adequadas ao seu HD. Muitos processadores populares, especialmente os mais antigos, só funcionam com PCIe 3.0.
Além disso, algumas placas-mãe têm mais de um slot NVMe — e nem todos oferecem a mesma velocidade. Colocar o SSD no slot mais rápido pode fazer toda a diferença no desempenho do sistema.
5. Não deixe seu HD “ferver”
Não deixe o PC superaquecer, do contrário, ele vai diminuir o desempenho de muitas peças para evitar danos. Referente ao SSD, isso significa que muitas funções ligadas a esse hardware ficarão muito mais lentas.
Para evitar esse problema, recomendamos o uso de ferramentas como o HWMonitor ou o CrystalDiskInfo. Caso o problema seja recorrente, a instalação de um dissipador de calor ou melhorar o fluxo de refrigeração dentro do gabinete com coolers pode ser uma boa.
O post 5 dicas para turbinar seu HD ou SSD apareceu primeiro em Olhar Digital.