O Google está testando um novo Google Finance com tecnologia de inteligência artificial. A novidade será liberada nas próximas semanas apenas para clientes nos Estados Unidos, com a possibilidade de alternar entre o design novo e o clássico.
Segundo a big tech, as novas ferramentas da plataforma — criada em 2006 — vão oferecer “análises úteis e insights inovadores”. Os recursos foram anunciados após a Perplexity IA atualizar seu rastreador de ações na plataforma Perplexity Finance.
A tecnologia vai aumentar a competição com plataformas como o Yahoo Finance e o Seeking Alpha, que também adotaram a IA. A ideia também é desencorajar investidores a recorrerem a chatbots, como o ChatGPT, para respostas sobre o mercado financeiro.

Novos recursos
Pesquise dúvidas financeiras com IA: será possível fazer perguntas detalhadas sobre o mundo financeiro e obter uma resposta abrangente de IA, com acesso a sites relevantes na web. Em vez de procurar detalhes individuais sobre ações, perguntas complexas podem ser feitas de uma só vez.
Ferramentas avançadas de gráficos: gráficos ajudarão a visualizar dados financeiros além do desempenho de ativos. Será possível visualizar indicadores técnicos, como envelopes de média móvel, ou ajustar a exibição para visualizar gráficos de velas.
Dados e notícias em tempo real: clientes poderão explorar mais tipos de dados de mercado, incluindo commodities e outras criptomoedas. Um novo feed de notícias ao vivo compila as manchetes mais recentes para acompanhar as últimas informações do mercado.

Leia Mais:
- Gigantes da tecnologia investem bilhões pelo domínio da IA
- Gemini: IA do Google quer te ajudar nos estudos
- Google nega queda no tráfego da web por causa da IA
Visualizando dados
A IA já tinha sido aplicada pelo Google para ajudar a visualizar dados financeiros. Em junho, a big tech implementou no Labs visualizações gráficas interativas no Modo IA na resposta de perguntas sobre ações e fundos mútuos.

As informações contemplam um período de tempo específico (escolhido pelo usuário) e são organizadas em um gráfico interativo e personalizado. Por exemplo, é possível pedir para “comparar o desempenho das ações de empresas blue chip de bens de consumo embalados em 2024” sem precisar pesquisar manualmente.
“O Modo IA faz o trabalho pesado para você usando o raciocínio multietapas avançado e os recursos multimodais do Gemini. Nossos modelos avançados entendem a intenção da pergunta, exploram informações históricas e em tempo real e determinam de forma inteligente como apresentar as informações”, explicou a empresa.
O post Google Finance: IA responde dúvidas sobre mercado de ações apareceu primeiro em Olhar Digital.