A Apple está testando uma versão reformulada da assistente virtual Siri, com a promessa de permitir que usuários realizem ações dentro de aplicativos apenas usando a voz. Segundo informações divulgadas pelo jornalista Mark Gurman, da Bloomberg, a novidade faz parte de um sistema atualizado de App Intents, que deve ampliar o controle por comandos de voz em iPhones, iPads, Macs e no headset Apple Vision Pro.
O recurso foi apresentado de forma preliminar na WWDC 2024, quando a Apple demonstrou um Siri mais inteligente, com melhor compreensão do contexto pessoal do usuário, reconhecimento do que está na tela e comandos mais profundos por aplicativo. A tecnologia será alimentada pelo Apple Intelligence, integração de inteligência artificial (IA) que também chegará aos demais dispositivos da empresa.

No entanto, a estreia oficial está prevista apenas para a primavera de 2026 no Hemisfério Norte — entre março e abril — e inicialmente apenas nos Estados Unidos.
Como funcionará a nova Siri?
- De acordo com a Bloomberg, o novo App Intents permitirá que o Siri execute ações completas dentro de aplicativos sem que o usuário precise tocar na tela.
- Entre os exemplos citados, será possível buscar uma foto, editá-la e enviá-la, publicar comentários em redes sociais, adicionar itens ao carrinho em lojas online ou fazer login em serviços.
- A Apple está testando a integração com aplicativos de terceiros como Uber, Threads, Temu, Amazon, YouTube, Facebook, WhatsApp e alguns jogos.
- Além disso, também trabalha para que a assistente interaja com apps nativos, como Mail e Mensagens, para, por exemplo, informar detalhes de um voo ou de uma reserva a partir de e-mails e mensagens recebidas.

Leia mais:
- Você atende o celular e a chamada cai? Aprenda a usar a Siri para bloquear essas ligações no iPhone
- 5 funções da nova Siri que vão mudar seu dia a dia!
- Google Assistente, Apple Siri, Samsung Bixby e Amazon Alexa: qual o melhor?
Limitações e preocupações de segurança
Segundo Gurman, a empresa considera restringir ou desativar algumas funções da nova Siri em aplicativos de saúde e bancos, para evitar erros críticos — problema identificado em testes internos. O objetivo é garantir que comandos sensíveis não resultem em ações equivocadas ou riscos à privacidade do usuário.

O CEO Tim Cook afirmou recentemente que a Apple está fazendo “bons progressos” no desenvolvimento de uma Siri mais personalizada, mas reforçou que o lançamento seguirá o cronograma ajustado para o próximo ano. A distribuição global deve acontecer de forma gradual, assim como ocorreu com outros recursos do Apple Intelligence.
O post Apple testa nova Siri que controla apps com comandos de voz apareceu primeiro em Olhar Digital.