O E10 Shinkansen, que vai compor a linha Tohoku Shinkansen para transporte ferroviário no Japão, é um trem-bala que vem sendo desenvolvido em parceria pelas empresas East Japan Railway Company e a Tangerine.
O veículo deve chegar ao mercado em 2027, trazendo um design mais futurista e tecnologias que prometem ser revolucionárias no setor ferroviário japonês.
4 curiosidades sobre o trem-bala do Japão que aguenta terremotos
O novo trem-bala deve substituir os veículos E2 e E5, ligando Tóquio à região de Tohoku. O veículo traz novidades importantes. A seguir, veja 4 delas e surpreenda-se com as revoluções prometidas nesse novo veículo.
1. O trem-bala japonês aguenta terremotos
Para proporcionar mais segurança aos futuros passageiros do novo trem-bala, a East Japan Railway Company e a Tangerine estão trabalhando em um sistema para aguentar terremotos.

Para isso, o projeto inclui um sistema de prevenção de descarrilamento, amortecedores laterais que auxiliam na absorção de vibrações durante terremotos e um mecanismo de redução da distância de frenagem.
2. A velocidade máxima ultrapassa 300 km/h

Conforme informações das duas fabricantes do novo trem-bala japonês, o veículo poderá alcançar a velocidade de 320 km/h durante as viagens. Para efeito comparativo, saiba que um trem-bala costuma atingir máximas de 250 a 300 km/h.
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3. Possui pinturas nas partes internas e externas
Outra grande inovação está na pintura, pois em sua parte externa ela foi feita para homenagear as regiões onde o veículo passa, trazendo, assim, cores com inspiração em litorais e florestas do Japão.

As principais cores são os tons de verde, que fazem referência às florestas e as nuances de rosa colocadas em linhas curvas, gerando uma conexão entre os vagões e formando pétalas de flores de sakura.
4. Há diferentes tipos de trem-bala

Essa é uma curiosidade interessante em relação à linha Tohoku Shinkansen. De acordo com o portal Japan RailPass, há diferentes tipos de trens que operam nela.
São eles:
- Hayabusa Shinkansen, considerado o mais rápido da linha por atingir até 320 km/h;
- Hayate Shinkansen, responsável por circular entre Tóquio e Morioka;
- Yamabiko Shinkansen, o qual vai de Tóquio para Morioka e Sendai, no norte;
- Nasuno, que param em todas as estações entre Koriyama e Tóquio, sendo considerados os mais lentos da linha;
- Komachi Shinkansen, veículos acoplados aos Hayabusa quando viajam entre Tóquio e Morioka.
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