Home Variedade Novo projeto do Google no Brasil ajudar a combater doenças transmitidas por mosquitos

Novo projeto do Google no Brasil ajudar a combater doenças transmitidas por mosquitos

by Fesouza
3 minutes read

Uma divisão de projetos do Google no Brasil anunciou um projeto piloto na área da saúde para auxiliar o país em uma questão importante para várias regiões. A novidade é uma iniciativa que contribui para o combate contra doenças como dengue, Zika e chikungunya, todas transmitidas por mosquitos e presentes em várias regiões.

A iniciativa é da Debug, um projeto interdisciplinar e de inovação dentro do Google. Ele desenvolve tecnologias que integram projetos envolvendo campanhas de doenças transmitidas por mosquitos e, neste caso, inclui uma parceria com a World Mosquito Program e a Wolbito do Brasil.

Ainda em forma de piloto, esse é o primeiro projeto da Debug em território brasileiro. A ideia é iniciar as atividades em Belo Horizonte, Minas Gerais, com possibilidade de expansão para outras cidades em futuras etapas.

Como o projeto combate o Aedes aegypti

  • A iniciativa conjunta liderada pelo Debug envolve liberar no país milhares de Aedes aegypti contendo a Wolbachia, uma bactéria que reduz a transmissão de doenças nessa espécie sem causar modificações genéticas ou de comportamento;
  • No plano chamado de Método Wolbachia, a ideia é que esses animais modificados se reproduziam com os mosquitos já presentes na região e estabeleçam uma população dominante e contínua de Aedes aegypti que não carreguem vírus como dengue, Zika, chikungunya e febre amarela;
  • A Wolbachia não é letal para os mosquitos e nem apresenta riscos para os seres humanos, animais ou meio ambiente. Os animais contendo essa bactéria são chamados de ‘Wolbitos’;
  • O método hoje já é utilizado em menor escala e ainda sem a contribuição da Debug em cidades como Presidente Prudente (SP), Uberlândia (MG) e Natal (RN);

A Wolbito do Brasil é uma biofábrica, ou seja, um laboratório que implementa métodos de criação, liberação e controle de espécies vivas em um determinado território. Já a World Mosquito Program é a detentora da patente do método, que será conduzido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e conta com um histórico de dez anos de atuação na área, com resultados positivos em aplicações de técnicas similares.

O papel da Debug contra dengue e outras doenças

A Debug contribui para o projeto ao desenvolver vans adaptadas com tecnologias próprias para a liberação desses mosquitos e a possibilidade de monitoramento das ações a partir de um sistema de GPS.

Além disso, a empresa criou tecnologias que usam inteligência artificial (IA) para otimizar o processo de criação de mosquitos, seleção com base no sexo e liberação automatizada. O método “passou por testes rigorosos” em países como Estados Unidos, Austrália e Ilhas Virgens Britânicas, além de realizar experimentos similares em Singapura.

20 anos de Google no Brasil

Para comemorar as duas décadas presentes oficialmente no Brasil, a empresa também anunciou nesta quarta-feira (20) uma expansão das operações de engenharia em território nacional.

Uma das adições à estrutura é a inauguração de novas áreas em seu escritório em Belo Horizonte, no Boulevard Corporate Tower. O andar tem inspiração na arquitetura modernista e nos parques da capital mineira e, fora a área de trabalho, inclui sala de música, sala de jogos e espaço maker.

andar-google-belo-horizonte-escritório

Além disso, o Google confirmou a construção do segundo centro de engenharia da empresa no país, que deve ser inaugurado no primeiro semestre de 2026 em São Paulo. Ele integra o programa de inovação IPT Open do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).

A expansão constante dos trabalhos também significa que a empresa eventualmente abre vagas de emprego para essas equipes em Belo Horizonte. As ofertas podem ser consultadas por meio da plataforma Google Careers.

You may also like

Leave a Comment