O Brasil pode ser o terceiro país que mais usa o ChatGPT, mas a maioria dos brasileiros ainda não utiliza inteligência artificial, revelou uma pesquisa do Datafolha e do Observatório Fundação Itaú. Segundo o levantamento, apenas 43% dos entrevistados usam ferramentas de geração de texto, como o modelo de linguagem da OpenAI.
“Os avanços da IA generativa são bem mais recentes, é um tipo de ferramenta que requer um uso mais intencional”, explicou o coordenador do Observatório Fundação Itaú, Alan Valadares. “Tentamos fazer a pesquisa de uma forma mais ampla para entender como a IA está presente na vida das pessoas, ainda que em usos com menos intenção”, acrescentou.
A pesquisa concluiu que o brasileiro tem contato com IA de forma mais passiva ou até imperceptível, em recursos como algoritmos de redes sociais, sistemas de recomendação de conteúdo em plataformas de streaming ou serviços de navegação.

Maioria dos entrevistados nunca usou o ChatGPT
Segundo o levantamento, 57% dos brasileiros nunca usaram ferramentas de geração de texto, como o ChatGPT. O índice sobe para 69% ao falar de ferramentas de geração de imagem.
Mesmo assim, a maioria dos brasileiros (82%) já ouviu falar sobre inteligência artificial. Contudo, 46% afirmam não saber explicar exatamente o que o termo significa, enquanto 54% conseguem explicar.
Como o brasileiro usa IA?
A pesquisa entrevistou 2.798 pessoas a partir de 16 anos de idade em todas as regiões do país. Cerca de 93% dos participantes disseram usar IA de alguma forma, mesmo que passivamente. Os dados mostram:
- 89% usam IA em redes sociais que contam com a tecnologia, como Instagram, Facebook e WhatsApp;
- 78% reconhecem IA em sistemas de recomendação de filmes, vídeos e músicas, como Netflix, YouTube e Spotify;
- 63% utilizam IA em serviços de navegação, como Waze e Google Maps;
- 54% usam assistentes de voz, como Alexa;
- 43% afirmam usar ferramentas de geração de texto, como o ChatGPT;
- 31% já utilizaram ferramentas de geração de imagem ou vídeo, como o MidJourney.
Outro dado relevante é a percepção da presença da IA no cotidiano: 32% dos entrevistados dizem que a tecnologia está “muito” presente em sua rotina, 43% dizem que está “um pouco” presente e 25% afirmam que não está presente “em nada”.
O brasileiro tem medo da IA?
Cerca de 51% dos entrevistados acreditam que a IA não é uma ameaça para seu emprego, enquanto 59% disseram não saber que a tecnologia já substituiu trabalhadores em alguns setores.
Em relação ao impacto da IA no futuro do trabalho, 41% acreditam que ela não fará diferença na busca por emprego. Já 33% consideram que a tecnologia terá algum impacto e 26% acreditam que as oportunidades vão aumentar.
Quer entender como a inteligência artificial está moldando o mercado e o dia a dia dos brasileiros? Continue acompanhando o TecMundo para mais pesquisas, análises e novidades sobre IA. Siga nossas redes sociais e fique sempre atualizado.