Home Variedade GM vai ao Vale do Silício e monta equipe de peso em IA

GM vai ao Vale do Silício e monta equipe de peso em IA

by Fesouza
4 minutes read

A General Motors está reforçando sua presença em inteligência artificial com a criação de um centro de excelência em Mountain View, Califórnia, conforme informações do Wall Street Journal.

Embora o vice-presidente sênior de engenharia de software, David Richardson, afirme que a empresa não busca se tornar uma “nova Apple ou Google”, sua recente estratégia de contratações aponta para um movimento competitivo no Vale do Silício.

general motors
Empresa quer usar inteligência artificial em todas as frentes — do RH às linhas de produção (Imagem: viewimage/Shutterstock)

Contratações de peso

  • Nos últimos meses, a montadora trouxe nomes de peso da tecnologia, como Barak Turovsky, ex-Google, agora diretor de IA, e John Anderson, ex-Google e vencedor do Oscar técnico, que lidera pesquisas em robótica colaborativa para uso em fábricas.
  • A equipe, ainda pequena — menos de 20 pessoas —, já apoia diferentes áreas da GM, desde finanças e engenharia até produção e esportes automobilísticos.
  • Apesar do fracasso do programa de robotáxis Cruise, encerrado em 2023 após investimentos bilionários, a GM mantém planos em direção autônoma sob a liderança de Sterling Anderson, da Aurora Innovation.
  • O novo time de IA, no entanto, terá atuação mais ampla, incluindo iniciativas como ferramentas de codificação generativa, atualizações de software via nuvem e projetos para otimizar estratégias de corrida em Nascar e Fórmula 1.
general motors
GM fortalece time de IA no Vale do Silício após fiasco do robotáxi (Imagem: JHVEPhoto/Shutterstock)

Leia mais:

GM se vê pronta para inovar

Richardson destaca que a GM possui décadas de dados industriais capazes de acelerar o desenvolvimento interno de robôs colaborativos, sem depender de terceiros.

Ele reforça que o objetivo não é replicar gigantes da tecnologia, mas integrar inovação ao DNA automotivo da empresa, tornando a manufatura mais eficiente e competitiva diante de desafios como tarifas e expansão produtiva nos EUA.

Fachada do prédio da General Motors (GM) em Detroit, nos EUA
Montadora aposta em robótica avançada para manter competitividade nos EUA (Imagem: Linda Parton/Shutterstock)

O post GM vai ao Vale do Silício e monta equipe de peso em IA apareceu primeiro em Olhar Digital.

You may also like

Leave a Comment