Em seus mais de 80 anos de história, o Superman já teve diversas mudanças em seus poderes, personalidade e até mesmo origens. Ainda em cartaz nos cinemas, o filme dirigido por James Gunn faz justiça a esse legado ao mudar algumas das características do personagem mais famoso da DC Comics.
Enquanto ele permanece uma figura nobre e disposta a se sacrificar pelo bem da humanidade, um detalhe em sua origem acaba virando munição para o vilão Lex Luthor. E o próprio Gunn confirmou que essa informação é verdadeira, e não fruto da manipulação do gênio do crime. Cuidado com os spoilers a seguir!
Qual é a mensagem deixada pelos pais do Superman?
No novo Superman, revisitamos as origens do personagem no planeta Krypton. Junto com sua prima Kara, Kal-El — ou Clark — vira um dos últimos sobreviventes de sua espécie ao ser enviado à Terra em um foguete momentos antes de seu mundo original explodir, confirmando os temores de seus pais.
- Ao chegar na Terra, a criança é rebatizada como Clark e é criada pelos Kent, um casal carinhoso que nunca conseguiu ter filhos biológicos;
- Na idade adulta e após desenvolver seus poderes, ele descobre suas origens kryptonianas e consegue se comunicar com a memória de seus pais Jor-El e Lara Lor-Van;
- O filme inicialmente mostra que os pais biológicos do Superman são pessoas nobres e que encaram os poderes de seu filho como um presente à Terra;
- No entanto, uma mensagem descoberta pela Engenheira (e revelada publicamente por Lex Luthor) mostra que eles têm intenções mais sombrias;
- Os El na verdade viam a Terra como um planeta fraco, ao qual seu filho poderá dominar ao “espalhar a semente de Krypton” e virar seu rei por direito.
A revelação choca tanto ao Superman da trama quanto os espectadores, que até então acreditavam que as origens do herói seguiam um caminho tradicional. Na história, essa revelação é usada por Luthor para provar que sempre esteve certo sobre o personagem, que em seguida é preso e passa a ser visto como uma grande ameaça ao futuro da humanidade.
James Gunn confirma que a mensagem é real
Em uma entrevista à IGN, o diretor James Gunn confirmou que a mensagem dos pais de Kal-El é real e não se trata de nenhuma manipulação feita por Luthor. Segundo ele, sua intenção era manter a integridade dos elementos centrais do personagem, ao mesmo tempo que apresentava mudanças que podiam aprimorar a narrativa.
Ele afirma que sua intenção era “mudar partes da história de uma maneira que fosse interessante para o DCU, mas não fosse algo que fosse contra o que é o Superman”. Ele também explica que a situação permite que Clark tenha mais agência sobre seu destino e que o conceito não é exatamente novo no universo do personagem.
Versões “malignas” de Jor-El já apareceram em séries como Smallville e nos quadrinhos, onde ele ressurgiu como o Sr. Oz — que tem como uma de suas missões destruir a Terra, que vê como corrompida para além de qualquer salvação. A animação Minhas Aventuras com o Superman, disponível na HBO Max, segue um caminho semelhante e mostra o personagem como um conquistador no mesmo estilo do vilão Zod.
No filme de Gunn, o conceito funciona dado que o roteiro foca que o Superman não é diferente por causa de seus poderes e suas origens. Ele é único justamente por saber abraçar o que há de melhor na humanidade, usando suas habilidades não para dominar, mas para proteger e ajudar aos mais vulneráveis.
Comente nas redes sociais do Minha Série! Estamos no Threads, Instagram, TikTok e até mesmo no WhatsApp. Venha acompanhar filmes e séries com a gente!