Quem estiver andando pelas ruas de Nova York nas próximas semanas poderá se deparar com um novo tipo de transporte circulando pela Big Apple. O prefeito Eric Adams acaba de conceder a primeira autorização para testes de veículos autônomos (VA) à Waymo — com número limitado.
A empresa de propriedade do Google terá permissão para testar até oito veículos autônomos em Manhattan e no centro do Brooklyn até o final de setembro deste ano. Após esse prazo, a Waymo poderá solicitar uma extensão do período de testes.
“Somos uma administração voltada para a tecnologia e estamos sempre buscando maneiras inovadoras de impulsionar nossa cidade com segurança”, disse o prefeito. “Sabemos que esses testes são apenas o primeiro passo para levar nossa cidade ainda mais adiante no século XXI.”

Como parte da licença, a companhia de tecnologia está obrigada a participar de reuniões regulares com representantes do Departamento de Transportes da cidade de Nova York, apresentando relatórios de dados com os resultados do projeto.
Impondo limites
Desde o ano passado, a gestão Adams vem elaborando novos requisitos de segurança focados em testes de VA, permitindo que as empresas apresentem pedidos de licença no “ambiente urbano mais dinâmico e complexo dos Estados Unidos”.
“Esses requisitos ajudarão a garantir que o desenvolvimento dessa tecnologia esteja focado, antes de tudo, na segurança de todos que compartilham as movimentadas ruas da nossa cidade”, disse o Comissário do DOT, Ydanis Rodriguez.
A aprovação se relaciona estritamente aos testes de tecnologia de veículos autônomos, exigindo a presença de um motorista treinado ao volante. O serviço de aluguel ainda está proibido e depende do aval da Comissão de Táxis e Limusines da Cidade de Nova York (TLC), incluindo a emissão de licença própria.

“Veículos autônomos têm a promessa empolgante de prevenir mortes e ferimentos causados por fatores comportamentais, incluindo dirigir alcoolizado, se utilizados de forma responsável e segura, em colaboração com as partes interessadas da comunidade e da cidade. Saudamos este próximo passo para os nova-iorquinos”, afirmou Paige Carbone, diretora executiva regional da MADD (Mães Contra a Direção Alcoolizada).
Leia Mais:
- Mais um processo! Acionistas acusam Tesla de enganar mercado com robotáxis
- Uber e Baidu se unem para lançar robotáxis fora de EUA e China
- Carros autônomos ganham cérebro que economiza energia

Expandindo as operações
Atualmente, a Waymo está disponível em cinco cidades americanas: Phoenix, San Francisco, Los Angeles, Austin e Atlanta — totalizando 10 milhões de viagens. Para o ano que vem, estão confirmadas licenças de operação em Dallas, Miami e Washington, D.C.
“Acreditamos que é essencial que as empresas colaborem diretamente com as cidades na implementação da tecnologia autônoma e estamos satisfeitos por termos alcançado este próximo passo na cidade de Nova York”, disse Annabel Chang, chefe de políticas públicas estaduais e locais da Waymo nos EUA.
O post Em teste, veículos autônomos da Waymo vão operar em Nova York apareceu primeiro em Olhar Digital.