Home Variedade Dos dados ao negócio: como a cultura data-driven impulsiona lucros e eficiência nas empresas

Dos dados ao negócio: como a cultura data-driven impulsiona lucros e eficiência nas empresas

by Fesouza
2 minutes read

*Por Rafael de Albuquerque.

Se tem uma coisa que aprendi ao longo da trajetória da Zoox, e nas conversas com líderes que estão na linha de frente de empresas no Brasil e no mundo, é que não existe crescimento sustentável sem uma cultura orientada por dados. Falar de ROI, eficiência e margem operacional hoje é, na prática, falar sobre maturidade analítica. E isso vai muito além de dashboards bonitos.

Por aqui, vivemos isso todos os dias. Ajudamos as empresas a tomarem decisões mais inteligentes com base em dados acionáveis, prontos para gerar valor e não apenas relatórios que ninguém vai ler depois. Em um dos nossos projetos recentes com uma grande rede varejista, a análise preditiva dos fluxos de clientes em loja permitiu reestruturar o mix de produtos e otimizar a jornada de compra. O resultado? Aumento de dois dígitos na conversão por metro quadrado e redução de estoque parado.

Em outro caso, no setor financeiro, ajudamos uma empresa a identificar, com apoio de IA e modelos próprios da Zoox, clientes com alto risco de inadimplência antes mesmo da primeira transação. Isso não só reduziu drasticamente o índice de perdas, como também liberou a equipe de crédito para focar em análises mais estratégicas. 

data-driven-empresa

Aqui dentro da Zoox, também usamos nossa própria inteligência para tomar decisões melhores. Recentemente, aplicamos uma análise de correlação entre comportamento digital e fechamento de vendas B2B, o que nos levou a reestruturar completamente nosso funil comercial. Hoje, conseguimos prever com mais de 80% de acurácia quais leads têm maior probabilidade de conversão e isso mudou a forma como alocamos nossos times e recursos.

Cultura data-driven não é um projeto de TI, é um compromisso que a empresa faz a longo prazo. É criar uma empresa que aprende constantemente com os próprios dados, que erra rápido, ajusta e escala. Quando isso acontece, os resultados vêm.

***

*Rafael de Albuquerque é fundador e CEO da Zoox, a mais completa solução de dados e A.I da América Latina, presente em 27 países e com mais de 1.700 clientes. Com passagem pela Babson College Entrepreneur School e pela ATDC Georgia Tech, é membro do ScaleUp Endeavor, programa de aceleração das empresas que mais crescem no Brasil.

You may also like

Leave a Comment