O dia vai virar noite em 2 de agosto de 2027, quando acontecerá o eclipse solar total mais longo do século, promovendo um dos maiores espetáculos astronômicos dos últimos anos. Nesta data, a luz do Sol ficará coberta pela Lua por cerca de 6 minutos e 22 segundos, de acordo com o Space.com.
Será o eclipse de maior duração desde 1991 e não há nenhum outro tão longo previsto para acontecer até o final do século XXI. Ele só deverá ser superado em relação a este quesito por um fenômeno astronômico do tipo no dia 3 de junho de 2114.

Onde o eclipse solar total de 2027 será visível?
A faixa de totalidade deste evento será mais longa do que o normal, alcançando cerca de 258 km de largura e se estendendo por mais de 15.000 km sobre a superfície terrestre. Ela cobrirá uma área de aproximadamente 2.500.000 km², passando por partes da Europa, África e Oriente Médio.
- Cálculos feitos por astrônomos indicam que o céu vai escurecer durante o dia em áreas da Espanha, Gibraltar, Argélia, Marrocos, Líbia, Egito, Tunísia, Sudão, Iêmen, Arábia Saudita, Somália e Território Britânico do Oceano Índico;
- Em alguns desses lugares, o evento terá duração menor, de pouco mais de 4 minutos, com o tempo máximo previsto para a região de Luxor, no Egito;
- Na maioria das áreas, o fenômeno ocorrerá entre o final da manhã e o início da tarde, lembrando que as condições climáticas podem afetar a visibilidade;
- O eclipse solar com mais de 6 minutos de duração não será visível no Brasil, nem mesmo de maneira parcial.
Fatores como a Terra no afélio, seu ponto mais distante em relação ao Sol, fazendo-o se parecer menor no céu, e a Lua no perigeu, sua distância mais próxima do planeta, dando a impressão de que ela está maior, tornam o evento ainda mais especial. Outro detalhe é que a sombra formada viajará perto da linha do Equador.
Assim, a sombra da Lua se moverá mais lentamente, prolongando a duração do fenômeno, o que também é comemorado pelos cientistas. Com esse tempo extra, será possível estudar melhor a coroa solar, que geralmente se torna invisível por conta da forte iluminação do astro celeste.

Quanto tempo durou o eclipse solar mais longo da história?
Apesar do tempo maior do que o normal, o evento astronômico previsto para agosto de 2027 não será o eclipse do Sol com a maior duração da história. Tal título pertence ao fenômeno ocorrido no dia 15 de junho de 743 a.C., que transformou o dia em noite durante 7 minutos e 28 segundos, conforme estimativas.
Para quem aguarda o evento de 2027 com ansiedade, o calendário da astronomia tem alguns eventos importantes antes disso, começando no próximo dia 21 de setembro com o eclipse solar parcial. Já em 2026, ocorrerá o eclipse solar anular em 17 de fevereiro e o eclipse solar total em 12 de agosto.
E você, tem o costume de acompanhar e tirar fotos dos eclipses do Sol e da Lua? Conta pra gente, comentando nas redes sociais do TecMundo.