Vários bancos já estão oferecendo o Pix parcelado para seus clientes antes mesmo da regulamentação da modalidade, conforme noticiou a Folha de S.Paulo no domingo (31). A nova opção deve ter as regras divulgadas pelo Banco Central (BC) até o final de setembro, padronizando o funcionamento do serviço.
Com o objetivo de promover o acesso ao crédito, a funcionalidade atenderá principalmente às pessoas que não possuem cartão para realizar compras parceladas, aproveitando o meio de pagamento mais popular do Brasil, atualmente. Entre novembro de 2020 e junho deste ano, o sistema registrou 176,4 bilhões de transações.

Como funciona o Pix parcelado?
Na nova modalidade do Pix, o cliente realiza uma operação de crédito em parcelas, mas o recebedor, que pode ser uma loja ou pessoa física, terá o pagamento à vista. Neste primeiro momento, bancos e instituições financeiras disponibilizam duas opções para o usuário contratar.
- Uma delas é o Pix parcelado com débito direto na conta bancária, assim como acontece em um empréstimo pessoal;
- A outra é o Pix parcelado no cartão de crédito, para quem possui esse meio de pagamento, com as parcelas cobradas na fatura mensal;
- Há cobrança de taxas para quem optar pelo pagamento parcelado, com os valores variando conforme o banco, o perfil do cliente e também a quantidade de parcelas escolhidas;
- Na opção com pagamento pelo cartão pode haver, ainda, a cobrança extra de juros em caso de atraso na quitação da fatura, além de Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) e outras taxas.
Como o BC ainda vai divulgar as regras de funcionamento para o Pix parcelado, não se descarta que ocorram mudanças nos modelos já em uso. A regulamentação ajudará a padronizar a modalidade, uniformizando a experiência do usuário e definindo as normas a serem seguidas por todos os bancos.
A autoridade monetária também deve estimular o uso consciente do crédito, uma vez que as parcelas são acrescidas de juros. Por causa disso, especialistas recomendam cautela na contratação do serviço, avaliando se a nova modalidade é realmente a melhor opção na comparação com as demais alternativas de crédito.

Quais bancos já oferecem a modalidade?
De acordo com a reportagem, pelo menos 10 bancos já oferecem o Pix parcelado:
- C6 Bank
- Itaú Unibanco
- Banco Inter
- Santander
- Will Bank
- Mercado Pago
- Nubank
- Bradesco
- Banco do Brasil
- Banco Pan
O nome da funcionalidade pode variar entre as instituições, com algumas delas tendo a oferta de serviços semelhantes há anos. Em geral, as taxas chegam a até 9,99% ao mês, sendo possível conferir todos os encargos no momento da contratação, no próprio app do banco.
A partir da regulamentação do Pix parcelado pelo BC, mais bancos devem começar a oferecer o serviço, pois alguns estão esperando as normas para o lançamento. Apesar disso, as instituições financeiras não serão obrigadas a disponibilizar a funcionalidade.
E você, já chegou a usar a versão parcelada do Pix? O que achou do serviço? Comente nas redes sociais do TecMundo.