Um asteroide do tamanho de um prédio de 12 andares (ou de um avião Boeing 737) vai passar relativamente perto da Terra na quarta-feira (3), às 11h57 da manhã (pelo horário de Brasília), segundo a NASA. E você pode vê-lo se aproximando ao vivo pela internet.
Descoberto há pouco tempo, em 16 de agosto, o asteroide 2025 QD8 chegará a pouco mais de 218 mil km do nosso planeta – o equivalente a 57% da distância daqui até a Lua. Isso pode parecer muito, mas, em proporções astronômicas, é quase como passar “de raspão”.
Com diâmetro estimado entre 17 e 38 metros, a rocha espacial está viajando a 45 mil km/h e não oferece qualquer risco à Terra ou à Lua.

Como assistir à aproximação do asteroide 2025 QD8
Na noite desta terça-feira (2), às 20h, tem início uma transmissão ao vivo da passagem do asteroide no canal do Virtual Telescope Project (Projeto Telescópio Virtual) no YouTube, mostrando imagens capturadas em tempo real pelo conjunto de telescópios robóticos da organização em Manciano, na Itália.
No último sábado (3), essa rede conseguiu capturar uma imagem do asteroide 2025 QD8 a cerca de 3,9 milhões de km de distância, usando um telescópio de 17 polegadas apelidado de “Elena”. A exposição de 300 segundos mostra o objeto como um ponto minúsculo, quase imperceptível em um imenso campo de estrelas.

Leia mais:
- Asteroides famosos podem ser “irmãos”
- Asteroide recebe o nome da brasileira Nicolinha
- Nova descoberta em amostra de asteroide pode mudar a história do Sistema Solar
Terra está livre de colisões pelos próximos 100 anos
De acordo com as definições da NASA, todo corpo celeste que passe a menos de 7,5 milhões de km do nosso planeta é classificado como NEO, sigla em inglês para “objeto próximo da Terra”, que é o caso desse asteroide. Se ele tivesse mais de 140 metros, entraria também na categoria de “potencialmente perigoso”.
Embora o nome assuste, não indica ameaça imediata. Esses objetos apenas entram em uma lista de monitoramento mais cuidadosa, com cálculos detalhados de suas trajetórias. A NASA já calculou a trajetória de todos os asteroides potencialmente perigosos conhecidos e garante que nenhum deles apresenta risco de colisão com a Terra nos próximos 100 anos.
O post Asteroide passa “de raspão” pela Terra – e você pode assistir ao vivo apareceu primeiro em Olhar Digital.