Home Variedade Erupção em Tonga gerou ondas de choque de quase 1,2 mil km de velocidade

Erupção em Tonga gerou ondas de choque de quase 1,2 mil km de velocidade

by
4 minutes read

Ela não foi apenas uma das maiores, mas também a mais veloz da história: a erupção do vulcão Hunga Tonga-Hunga Ha’apai, na nação insular de Tonga, na Polinésia, registrou ondas de choque tão velozes que atingiram 1.158 quilômetros por hora (km/h).

A conclusão vem por meio de um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade de Bath, no Reino Unido. “Esta foi uma explosão genuinamente gigantesca, e verdadeiramente única em termos do que já foi observado pela ciência até hoje”, disse o autor primário do estudo, Corwin Wright, pesquisador da Royal Society University Research, ligada à universidade.

Leia também

Entenda o que pode ter causado tsunami sem precedentes após erupção vulcânica em TongaComo o vulcão de Tonga influenciou o Eclipse Total da Lua de 16 de maioErupção de vulcão em Tonga foi a maior explosão registrada nos últimos dois séculos

A erupção em Tonga foi tão grande que sua coluna de fumaça era visível do espaço, e sua explosão causou tsunamis com ondas de até 20 metros de altura (Imagem: Tonga Geological Services/Divulgação)

A erupção de Tonga ocorreu em dezembro de 2021, chegando ao seu ponto mais alto em janeiro deste ano. O vulcão em questão fica a cerca de 65 km ao norte de Tongatapu, a principal ilha do país. De acordo com Índice de Explosividade Vulcânica (VEI), a erupção chegou a cinco pontos, descrita como “cataclísmica” nas classificações oficiais.

Oficialmente, a erupção foi a maior do século XXI, e a maior dos últimos 30 anos em média, ficando atrás apenas da explosão de Pinatubo, nas Filipinas. Em Tonga, houve várias mortes e pessoas desaparecidas, e tsunamis tão grandes que algumas ondas chegaram a 20 metros. No Peru, ao menos duas pessoas morreram afogadas pela subida das águas, como efeito da explosão.

De acordo com a NASA, a coluna de fumaça disparada para cima do vulcão chegou à mesosfera, atingindo incríveis 58 km de altura e podendo até mesmo ser enxergada do espaço. Aqui na Terra, praticamente todos os sistemas – incluindo até mesmo acelerômetros de alguns smartphones – captaram as perturbações da erupção.

Wright e seu time usaram dados de satélite e observações de solo para confirmar a velocidade das ondas de choque por toda a Terra. Segundo a equipe, a erupção de Tonga rivalizou neste aspecto com a explosão de Krakatoa, na Indonésia, em 1803. O vulcão do século XIX produziu ondas velozes o suficiente para dar quatro voltas na Terra, enquanto o evento de Tonga ficou em três voltas.

“A erupção foi um experimento natural espetacular”, disse Wright. “Os dados que pudemos juntar sobre ela nos ajudarão a aprimorar o nosso entendimento da atmosfera, e nos permitirão melhorar nossos modelos de clima e tempo”.

A pesquisa completa foi publicada e revisada no jornal científico Nature

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

O post Erupção em Tonga gerou ondas de choque de quase 1,2 mil km de velocidade apareceu primeiro em Olhar Digital.

You may also like

Leave a Comment