Home Variedade Número Desconhecido Catfishing na Escola traz história real chocante sobre bullying

Número Desconhecido Catfishing na Escola traz história real chocante sobre bullying

by Fesouza
4 minutes read

Lançado pela Netflix no dia 29 de agosto, o documentário Número Desconhecido: Catfishing na Escola tem chamado a atenção por contar uma história chocante. Ele acompanha a vida da jovem Lauryn Licari que, em 2020, começou a receber várias mensagens ameaçadoras em seu celular.

Após um breve intervalo de tempo sem novas comunicações, as mensagens voltaram com maior intensidade em 2021. Elas ameaçavam tanto a integridade física da jovem quanto a de seu namorado, Owen, levando a polícia e o FBI a realizarem uma grande investigação. E o culpado se mostrou uma figura bastante improvável e chocante — cuidado com os spoilers a seguir.

Número Desconhecido: Catfishing na Escola traz revelação chocante

O documentário da Netflix mostra como a situação acabou abalando toda a comunidade da qual Lauryn fazia parte, bem como sua vida familiar. Entre os principais suspeitos estava Khloe Wilson, uma amiga de Owen que acabou virando o centro das investigações — e, por conta disso, perdeu vários amigos.

  • No entanto, o documentário mostra que a verdadeira culpada de Número Desconhecido: Catfishing na Escola era Kendra Licari;
  • Ela era ninguém menos que a mãe de Lauryn, que acabou passando quase dois anos na prisão como resultado de suas ações;
  • Segundo a diretora Skye Borgman, Kendra decidiu participar do documentário como uma forma de se desculpar e se reaproximar da filha que machucou;
  • Para Borgman, o principal objetivo do documentário é estimular pais e filhos a terem conversas sobre tecnologia e confiança;
  • “Esse caso traz circunstâncias loucas, mas as crianças estão recebendo mensagens de texto terríveis todos os dias, e elas estão lidando com o cyberbullying diariamente”, explicou a diretora;
  • Ela também afirmou que o filme tenta mostrar que crianças precisam ter suas vozes ouvidas, mesmo quando as circunstâncias não são favoráveis a elas.

Numero-Desconhecido-Catfishing-Netflix-Documentario-01.jpg

A visão da diretora sobre a moral da história

Em entrevistas sobre o projeto para o Tudum, Skye Borgman deixou claro que a mensagem central do documentário vai além do mistério policial. Para ela, a história de Lauryn expõe de forma dolorosa como a falta de diálogo e de confiança pode abrir espaço para abusos dentro do próprio ambiente familiar.

Borgman ressalta que a trama, apesar de extrema, reflete questões que jovens enfrentam todos os dias. “O FBI pode não estar envolvido na vida real, mas adolescentes estão lidando com ameaças digitais e cyberbullying diariamente. A diferença é que muitas vezes não são acreditados, ou acabam culpados injustamente”, destacou a cineasta.

O impacto do documentário

Além de abordar a responsabilidade de Kendra, Borgman destaca a força de Lauryn e dos demais adolescentes envolvidos. “Cada um deles foi incrivelmente maduro e disposto a ajudar, mesmo diante de acusações injustas. Esse é um recado maior que o documentário tenta passar: os jovens querem ser ouvidos, querem participar da busca pela verdade”, afirmou.

“Ouçam às suas crianças, entendam as ameaças que existem e deem a elas a capacidade de tomar boas decisões.”

Para a diretora, o impacto de Número Desconhecido é um chamado à ação para os pais. “Ouçam às suas crianças, entendam as ameaças que existem e deem a elas a capacidade de tomar boas decisões. É assim que conseguimos protegê-las e fortalecê-las para lidar com o mundo digital de hoje”, concluiu Borgman.

O que aconteceu com os protagonistas do documentário?

Segundo Borgman, Lauryn, a principal figura de Número Desconhecido: Catfishing na Escola, ainda está aprendendo a lidar com as consequências do que aconteceu. A diretora explica que a entrevista com a jovem mostrada no documentário foi conduzida em 2023, em uma época na qual ela só queria sua mãe de volta.

Numero-Desconhecido-Catfishing-Netflix-Documentario-02.jpg

Dois anos depois, agora com 18 anos de idade, a jovem parece ter começado a entender a realidade da situação e está aprendendo a lidar com ela. De forma semelhante, Kendra já foi liberada da prisão, mas também não parece compreender totalmente o impacto da situação ou como isso afetou sua família.

No entanto, Borgman deixa claro que todo o processo serviu para aproximar Lauryn de seu pai, Shawn. Ela também revelou ao Netflix Tudum que o relacionamento da protagonista com Owen terminou antes da resolução do caso e, atualmente, eles não mantêm qualquer espécie de contato.

Comente nas redes sociais do Minha Série! Estamos no Threads, Instagram, TikTok e até mesmo no WhatsApp. Venha acompanhar filmes e séries com a gente!

You may also like

Leave a Comment