Home Variedade IA ameaça funções básicas de TI, mas abre espaço para novas carreiras

IA ameaça funções básicas de TI, mas abre espaço para novas carreiras

by Fesouza
5 minutes read

Sempre se falou que a inteligência artificial iria acabar com o emprego de milhares, pra não dizer milhões, de pessoas. E uma das áreas que pode estar sob ataque é a TI, tanto que analistas do Gartner acreditam que até 2030, será impossível “soletrar TI sem IA”, segundo matéria publicada na arstechnica.

Foi o que afirmaram os vice-presidentes e analistas da empresa, Alicia Mullery e Daryl Plummer, durante uma palestra no Simpósio de TI do Gartner realizado na Austrália. Mas acalme-se, segundo o Gartner “todo o trabalho na TI será realizado com ajuda da IA”, mas isso não significa que os empregos serão perdidos.

IA ameaça funções básicas de TI, mas abre espaço para novas carreiras
Segundo o Gartner, 25% de todo o trabalho na área de TI será realizado pela IA, mas isso não significa que empregos serão perdidos. Crédito: pcess609/iStock)

25% do trabalho será totalmente automatizado

Segundo Mullery, atualmente “81% do trabalho” na área de TI é feito unicamente por humanos, sem auxílio da IA. Para ela, em cinco anos, 75% do trabalho ainda será realizado por pessoas, mas “potencializado por IA”, com os outros 25% totalmente nas mãos dos robôs.

Números e previsões sobre IA na TI

  • 81% do trabalho em TI ainda é feito apenas por humanos.
  • Em 5 anos, 75% continuará humano, mas apoiado pela IA.
  • 25% será totalmente automatizado.
  • Apenas 1% das perdas atuais de empregos é atribuída à IA.
  • 78 milhões de empregos podem ser criados até 2030 (Fórum Econômico Mundial).

Essa mudança, explica Plummer, “significará que os departamentos de TI ganharão capacidade de trabalho e precisarão mostrar que merecem mantê-la”, de acordo com o The Register.

Uma mulher e dois homens encarando duas telas de computadores, á sua frente.
Em 5 anos, 75% do trabalho em TI continuará humano, mas apoiado pela IA, aumentando a produtividade. Crédito: Gorodenkoff/Shutterstock

Para ele, não haverá um “banho de sangue de empregos [perdidos] para a IA”, explicando que, atualmente, apenas 1% das perdas de vagas de trabalho podem ser atribuídas ao uso de robôs.

Ainda assim, alguns empregos serão perdidos para a inteligência artificial

Apesar disso, a parceria entre IA e TI não significa que todos os empregos serão salvos. Os analistas explicam que vagas mais básicas serão substituídas. Pesquisa realizada pela Revelio Labs já aponta para essa transformação: “empregos de nível básico altamente expostos à IA diminuíram em mais de 40% de janeiro de 2023 a julho de 2025.”

Leia mais:

Apesar disso, pesquisa da Goldman Sachs pontua que o impacto da IA é apenas “transitório”, já que novos empregos seriam criados.

Imagem mostra homem sentado em uma mesa, digitando em um teclado de computador olhando para a tela do PC
Segundo o Gartner, apenas 1% das perdas de vagas de trabalho podem ser atribuídas ao uso de robôs. Crédito: Gorodenkoff/Shutterstock

No entanto, destaca matéria da arstechnica, predominam duas percepções em relação à IA: um é o que demonstra medo da perda de empregos, mas outro afirma que a IA pode se tornar uma ferramenta útil, aumentando a produtividade dos funcionários, no lugar de apenas substituí-los.

E tem gente que acredita que a IA vai incentivar a criação de empregos. Relatório do Fórum Econômico Mundial afirma que até 2030, 78 milhões de empregos serão criados a mais do que aqueles que irão sumir.

Mas, na verdade, ainda é cedo para afirmar que a IA irá substituir ou criar novas vagas de emprego. Vivemos algo parecido durante a Revolução Industrial, quando grandes inovações tecnológicas fizeram as indústrias migrarem da produção artesanal para a produção em massa. Na época, muitos empregos desapareceram, mas também outros tantos precisaram ser criados para atender às necessidades da indústria. Essa é transformação que estamos vivenciando novamente.

O post IA ameaça funções básicas de TI, mas abre espaço para novas carreiras apareceu primeiro em Olhar Digital.

You may also like

Leave a Comment