Depois de muita expectativa por parte da comunidade e anos após o anúncio oficial, o Spotify oficializou nesta quarta-feira (10) a chegada da qualidade lossless de transmissão de áudio. O formato de streaming que garante uma “experiência mais rica e com mais detalhes” já está até disponível para alguns assinantes.
Membros do plano Premium do Spotify agora podem ouvir sem custo adicional conteúdos com uma nova faixa de resolução. O Lossless será oferecido tanto na transmissão via Wi-Fi quanto em dados móveis, acima da atual opção “Altíssima” e com detalhes sobre a quantidade de dados exigidos para escolher a melhor alternativa no momento.
Apesar de ter iniciado os testes ainda em 2017, o anúncio oficial da tecnologia pelo Spotify só aconteceu em 2021. Nesse período, quando rivais como o Tidal já ofereciam o formato como diferencial, o nome usado pela plataforma ainda era HiFi (de High Fidelity, ou alta fidelidade em português do Brasil).
No ano passado, rumores circularam de que o lançamento estaria próximo e envolveria uma nova modalidade “Super Premium” de assinatura, algo que depois foi confirmado pelo próprio CEO. Porém, o Spotify aumentou o valor da modalidade convencional recentemente inclusive no Brasil, o que pode ter compensado a mudança.
Como ativar o modo lossless no Spotify
Por enquanto, apenas as seguintes regiões receberam a novidade: Alemanha, Austrália, Áustria, Dinamarca, Estados Unidos, Japão, Nova Zelândia, Países Baixos, Portugal, Reino Unido, Suécia, e Tchéquia. O acesso será expandido gradualmente para “mais de 50 mercados” até outubro deste ano e, até o momento, não há confirmação de que o Brasil faz parte ou não dessa leva.
O formato está disponível para smartphones, tablets e no aplicativo para desktop, além de dispositivos de áudio de marcas parcerias, como Sony, Bose, Samsung e Sennheiser. Aparelhos de Sonos e Amazon são os próximos a ganhar o suporte até o mês que vem.

Ativar o recurso é simples e pode ser feito uma única vez em cada aparelho ao acessar o menu Configurações e a seção “Qualidade de mídia”. Um indicador na tela de reprodução de novos conteúdos confirma que você está ouvindo um áudio nesse formato.
O que é um áudio lossless?
O lossless (termo que normalmente não é traduzido do inglês na indústria) é uma característica que indica uma alta resolução e fidelidade em um arquivo de áudio. Trata-se da transmissão de dados praticamente sem compressão, o que significa também que nada é perdido no caminho entre o servidor e o seu aparelho.
Como todas as informações do arquivo são recebidas, o áudio tem uma maior qualidade, não apresenta ruídos e traz todas as nuances da gravação ou mixagem. No caso do Spotify, a transmissão é em 24-bit e 44,1 kHz utilizando o FLAC, que é o formato mais convencional para esse tipo de arquivo.

Porém, as músicas normalmente são maiores em tamanho no lossless, o que significa maior consumo de dados na transmissão e um atraso levemente maior antes do início da reprodução.
Além disso, o próprio Spotify diz que a experiência de consumo dessa resolução precisa ser otimizada pelo usuário: a plataforma recomenda usar Wi-Fi como conexão e também acessórios como fones de ouvido ou speakers sem conexão via Bluetooth para aproveitar o máximo da transmissão.
Você conhece a história do Spotify? Confira a trajetória dessa plataforma neste vídeo preparado pelo TecMundo!