O ano é 2001, e você conseguiu chegar em casa mais cedo do colégio e aproveitou para correr para a frente da televisão. Tudo para acompanhar o mais recente episódio de Dragon Ball Z, que após diversas reprises, finalmente estava chegando em uma fase importante.
No entanto, o episódio daquele 11 de setembro nunca seria finalizado, dado um acontecimento que mudou a história do mundo. Com o ataque às Torres Gêmeas do World Trade Center, a TV Globo decidiu focar toda a sua programação na cobertura do atentado. Essa história é narrada nas redes sociais por muitas pessoas, que podem discordar somente de alguns detalhes — mas será que ela realmente aconteceu?
O ataque do dia 11 de setembro interrompeu Dragon Ball Z na Globo?
Apesar de a memória coletiva de muitas pessoas lembrar com certeza da interrupção de Dragon Ball Z, fato é que isso nunca aconteceu. A própria TV Globo decidiu investigar o mistério em 2023 e chegou a vasculhar seus arquivos em busca de imagens provando qual foi a ordem de sua programação naquele dia histórico.
- Segundo o G1, os ataques nos Estados Unidos geraram duas interrupções do programa infantil Bambuluá, apresentado por Angélica;
- A primeira aconteceu às 9h50, quando estava sendo transmitido o desenho ‘As Aventuras de Mickey e Disney”;
- A segunda aconteceu logo depois, após a exibição do quadro “Garrafinha”, e o programa infantil não chegou a ser finalizado;
- Dada que a programação infantil da Globo abrangia toda a sua rede e era sincronizada entre ela, não havia como uma emissora filiada estar transmitindo Dragon Ball Z na data;
- Enquanto o anime estava na grade da emissora na época, ele só começava às 11 horas, bem depois de o quadro infantil ser interrompido pela programação jornalística.
Após fazer muito sucesso no Cartoon Network e na Band, Dragon Ball Z chegou ao programa Bambuluá em julho de 2021. Na época, a emissora carioca só tinha direito a exibir os capítulos da Saga Majin Boo, enquanto a concorrente havia transmitido as sagas dos Saiyajins, Freeza e Cell.
Qual episódio de Dragon Ball seria exibido no 11 de setembro?

Uma das teorias que rodam a internet também aponta que não apenas Dragon Ball Z estava em exibição, mas o episódio do dia seria especial: a aguardada transformação de Super Saiyajin 3 de Goku. Apesar da história ser boa, o capítulo de 11 de setembro que nunca foi exibido era outro.
Em 11 de setembro de 2001, a Globo exibiria o episódio 237, conhecido como “Vegeta luta por seus entes queridos”. O capítulo é o sexto da Saga Majin Boo e traz um momento emocionante do arco: Vegeta deixando o controle de Babidi e se autodestruindo para tentar impedir Majin Boo.
Dragon Ball Z e o “Efeito Mandela”
Mesmo que haja evidências de que Dragon Ball Z nunca foi interrompido pelos atentados de 11 de setembro, a situação vai permanecer viva na memória coletiva de muitas pessoas. Isso graças ao chamado “Efeito Mandela”, que faz com que muitas pessoas compartilhem lembranças sobre eventos que nunca aconteceram.
O fenômeno ganhou esse nome graças à pesquisadora Fiona Broome, que afirma ter memórias da morte do líder sul-africano Nelson Mandela durante sua prisão, nos anos 1980. No entanto, não somente ele permaneceu vivo e foi eleito presidente do país, como só foi falecer em 2013, quando já estava liberto há anos.
Comente nas redes sociais do Minha Série! Estamos no Threads, Instagram, TikTok e até mesmo no WhatsApp. Venha acompanhar filmes e séries com a gente!