A Apple decidiu estender o acesso gratuito ao serviço de conectividade via satélite para usuários do iPhone 14 e do iPhone 15 por mais um ano. A ampliação foi anunciada na terça-feira (9), durante a apresentação das novas gerações do smartphone, do Apple Watch e do AirPods Pro.
De acordo com a gigante de Cupertino, o período de gratuidade será válido até setembro de 2026 para quem tem esses modelos. Mas para tanto, é necessário ter realizado a ativação da funcionalidade até o dia 9 de setembro, nos países em que a tecnologia está disponível.

Como funciona o SOS de emergência via satélite do iPhone?
Lançada em setembro de 2022 juntamente com o iPhone 14, a conectividade via satélite permite usar o celular mesmo sem um sinal de telefone ou internet disponível, o que pode ser útil em áreas remotas ou sem cobertura. Um dos recursos habilitados é o SOS de emergência.
- A funcionalidade ajuda a localizar um satélite e conectar-se a ele, fazendo uma série de perguntas ao usuário, questionando se alguém está ferido e necessita de ajuda;
- Em seguida, as respostas são inseridas em uma mensagem de texto enviada para os serviços de emergência mais próximos, solicitando auxílio imediatamente;
- Outro dado adicionado à comunicação é a localização de quem está pedindo ajuda, compartilhada por meio do aplicativo Buscar do iPhone;
- Também é possível usar o satélite para manter contato com familiares e amigos por meio do iMessage durante caminhadas e acampamentos, enviando e recebendo mensagens de texto, emojis e outros conteúdos.
Há, ainda, a ferramenta de assistência na estrada via satélite, auxiliando motoristas em deslocamento por áreas sem sinal. Vale destacar que a oferta de cada recurso varia de acordo com o país, utilizando a infraestrutura fornecida pela rede da Globalstar.
Versão dedicada aos aventureiros e adeptos de esportes radicais, o recém-lançado Apple Watch Ultra 3 também possui suporte aos serviços via satélite, assim como todos os celulares da marca a partir do iPhone 14.

O serviço será pago?
Desde a estreia da conectividade via satélite no iPhone, há rumores de que a Apple passará a cobrar pelo serviço, em algum momento. No entanto, a gigante da tecnologia não confirmou se e quando isso realmente acontecerá.
Inicialmente, a gratuidade valeria até setembro de 2024, mas o prazo foi estendido duas vezes. Devido à importância da ferramenta, que já ajudou a salvar vidas, não se descarta que o serviço se mantenha como agora, ou seja, sem custos adicionais.
Curtiu o conteúdo? Continue acompanhando as notícias no TecMundo e compartilhe-as nas redes sociais com os amigos.