Home Variedade Investimentos em data centers nos EUA atingem recorde

Investimentos em data centers nos EUA atingem recorde

by Fesouza
4 minutes read

A popularização da inteligência artificial tem provocado diversos efeitos. Enquanto as grandes empresas do setor disputam uma corrida acirrada para desenvolver ferramentas mais eficazes, a demanda por infraestrutura aumenta consideravelmente.

Neste sentido, são necessários cada vez mais data centers no mundo. Um exemplo deste movimento pode ser observado nos Estados Unidos. Os gastos com a construção destes espaços no país atingiram um recorde, segundo informações da Reuters.

data center
As principais empresas do setor buscam construir novos espaços (Imagem: Oselote/iStock)

EUA buscam liderança do setor

De acordo com um relatório do Bank of America Institute, os EUA gastaram US$ 40 bilhões (cerca de R$ 215 bilhões) com a construção de data centers apenas neste ano. Este número representa um aumento de 30% em relação ao ano anterior, após um aumento de 50% ter sido verificado de 2023 para 2024.

Os investimentos têm como objetivo aumentar a capacidade de processamento de dados. Algumas das empresas que construíram espaços do tipo em território norte-americano nos últimos meses são Microsoft, Alphabet (dona do Google) e Amazon. 

donald trump acena
Donald Trump está incentivando investimentos em data centers nos EUA (Imagem: Rawpixel.com/Shutterstock)

É importante destacar que este movimento não é exclusivo dos EUA, mas acaba sendo potencializado no país em razão da estratégia do presidente Donald Trump. O republicano vem usando tarifas econômicas para forçar as gigantes da tecnologia a investirem no país, sendo os data centers uma prova de que a pressão tem dado certo.

Leia mais

Cérebro com os dizeres "AI" dentro
Infraestrutura de IA consome muita energia e água (Imagem: Anggalih Prasetya/Shutterstock

Impactos ambientais preocupam

  • Apesar da importância econômica dos data centers, a construção de novos espaços gera preocupação.
  • Isso porque os locais têm um impacto ambiental significativo devido ao alto consumo de energia e água.
  • Conforme o International Energy Agency (IEA), os data centers consomem cerca de 1% a 1,5% de toda a eletricidade global, um número que tende a aumentar nos próximos anos.
  • Por conta disso, autoridades estão buscando alternativas como o uso de energias renováveis, sistemas de resfriamento mais eficientes, recuperação de calor residual e a consolidação de servidores. 

O post Investimentos em data centers nos EUA atingem recorde apareceu primeiro em Olhar Digital.

You may also like

Leave a Comment