O Gemini, serviço de inteligência artificial (IA) da Google, está em alta na loja de aplicativos da maior rival. Dados da App Store mostram que a plataforma chegou ao topo do ranking e superou até mesmo concorrentes populares.
Desde a semana passada até esta segunda-feira (15), o Google Gemini lidera o ranking de downloads na categoria de Apps Gratuitos na loja do iPhone e do iPad — um desempenho que se repete tanto nos Estados Unidos quanto em outras regiões, incluindo o território brasileiro.
Esse desempenho coloca o Gemini na frente do rival ChatGPT, que é o atual segundo colocado e até então ocupava o primeiro lugar. Ele também ultrapassou serviços como a rede social Threads, plataformas de streaming no estilo de Netflix ou Prime Video e, no contexto nacional, ferramentas como o app de transporte 99 e as lojas digitais Shein e Temu.

Além da IA, o aplicativo de buscas da empresa, o Google Maps e o navegador Google Chrome também estão bem ranqueados na lista da App Store, que mostra as tendências recentes em download por parte da comunidade.
O app do Gemini atualmente tem 143,6 mil avaliações na App Store e uma nota média bastante alta de 4,8 estrelas de cinco possíveis. A Maçã, porém, não divulga a quantidade de downloads aproximada de cada ferramenta na plataforma.
O que explica o sucesso do Gemini?
O Gemini ganhou 23 milhões de novos usuários desde o final de agosto e a Google credita boa parte dessa explosão de popularidade a um único recurso que foi disponibilizado recentemente. Trata-se da Gemini 2.5 Flash Image ou Nano Banana, que é uma ferramenta de edição de imagens com alta precisão e velocidade de entrega de resultados.
Com base em um arquivo de imagem enviado pelo usuário, o Nano Banana é capaz de fazer uma série de alterações na ilustração — incluindo alterar elementos do cenário, roupas vestidas por uma pessoa e até todo o contexto do material a partir de uma solicitação em texto.

A fidelidade dos resultados, o respeito ao realismo (quando solicitado pelo usuário) e as possibilidades criativas que a ferramenta proporciona fizeram a IA se tornar referência nesse setor para além do trabalho de concorrentes. Para além do Nano Banana, o Modo IA do buscador recentemente foi disponibilizado para mais usuários, inclusive no Brasil.
O Nano Banana já podia ser usado como recurso anteriormente em outras ferramentas da Google, como o AI Studio e o Vertex AI. Porém, só agora ele foi liberado dentro do próprio Gemini, disponível inclusive para usuários do plano gratuito da plataforma. É possível gerar até 100 imagens por dia sem a necessidade de virar um assinante.
Uma organização alertou que o Google Gemini pode ser perigoso para crianças e adolescentes, mesmo com atuais limites de uso. Saiba mais sobre esses riscos nesta máteria.