Home Variedade ‘Demanda sem precedentes’: preço de SSDs vai aumentar por alta em IA

‘Demanda sem precedentes’: preço de SSDs vai aumentar por alta em IA

by Fesouza
3 minutes read

Em mais um caso de aumento de preços envolvendo o mundo do hardware, os SSDs e até mesmo HDs vão aumentar de valor. O motivo seria uma “demanda sem precedentes” no volume de pedidos de marcas como a Western Digital, que vai precisar aumentar os preços por conta da pressão para mais itens destinados ao uso de IA.

As informações fazem parte de dois relatórios da TrendForce, que expuseram que os prazos de entrega para discos rígidos voltados para IA aumentaram para mais de 52 semanas. Um dos relatórios inclui uma carta da Western Digital alertando seus clientes sobre essa fortíssima demanda, e que aumentará o preço de todos os seus discos rígidos.

“Para apoiar esse crescimento e garantir excelência contínua, além de continuar oferecendo aos nossos clientes uma vantagem de menor custo total de propriedade, implementaremos gradualmente aumentos de preços em todos os produtos de HDD, com efeito imediato”, diz o comunicado da Western Digital.

preço-dos-ssds-vai-aumentar
Público gamer deve ser diretamente impactado pela alta nos preços (Imagem: Western Digital)

Vale notar que embora a WD cite esse aumento para “apoiar o crescimento”, também é óbvio que a gigante dos armazenamentos se beneficiará dessa alta nos preços em suas margens de lucro.

Por que o preço dos SSDs vai aumentar?

O principal motivo do aumento tem relação direta com o treinamento de IAs e o uso em data centers. Nessas modalidades, as grandes empresas usam HDDs do tipo “nearline”. Esse tipo de HDD não é acessado constantemente, mas precisa estar sempre disponível para uso imediato.

  • Armazenamento nearline é usado recorrentemente em treinamento de dados e infraestrutura;
  • Operações como inferência e ajuste de dados podem consumir petabytes em pouco tempo, e por isso os HDDs são mais usados que os SSDs nesse segmento;
  • Esses SSDs também devem aumentar de preço, visto que a WD citou categoricamente que faria aumentos “em todos os produtos”;
  • Armazenamento de histórico de operações é uma das atividades que mais gera dados para esses discos rígidos;
  • Como há a escassez desses HDDs, as empresas têm usado cada vez mais SSDs para suprir essa necessidade como um paliativo, gerando um efeito cascata nos preços.

O preço do armazenamento já vem subindo paulatinamente nos últimos meses, e a tendência é que até o final do ano os valores sejam reajustados novamente. Pode ser que a hora de comprar ou trocar aquele SSD seja agora, antes que ele fique mais caro.

Para mais informações sobre armazenamento e outros tipos de hardware, fique ligado no site do TecMundo.

 

You may also like

Leave a Comment