A Tesla anunciou que está trabalhando em um redesenho das maçanetas de seus veículos para combinar os mecanismos de abertura eletrônica e manual atualmente separados.
O objetivo é tornar as portas mais intuitivas e seguras, especialmente em situações de emergência, disse Franz von Holzhausen, chefe de design da empresa, para a Bloomberg.

Maçanetas causaram riscos à segurança
- O redesenho surge após uma série de incidentes, incluindo ferimentos e mortes, quando ocupantes não conseguiram abrir as portas após quedas de energia ou colisões.
- Segundo a NHTSA (agência americana de segurança de trânsito), mais de 140 reclamações sobre falhas em maçanetas foram registradas desde 2018.
- A NHTSA abriu uma investigação formal, abrangendo cerca de 174.290 SUVs Model Y de 2021, para avaliar defeitos em portas externas, confiabilidade das travas e fontes de alimentação.
- Alguns casos relatam crianças presas dentro de veículos.
Leia mais
- Tesla libera aplicativo Robotáxi para todos os usuários de iPhone nos EUA
- Tesla estreia serviço de robotáxis nos EUA com tarifa fixa
- Tesla: donos poderão usar carros como robotáxis; entenda

Atendendo normas estrangeiras
Von Holzhausen afirmou que a Tesla está avaliando o redesenho também para atender normas internacionais, incluindo China e Europa, onde reguladores estudam restrições a maçanetas totalmente ocultas e aprimoramentos nos protocolos de resgate pós-acidente.
Embora os veículos Tesla tenham bom desempenho em testes de colisão, a capacidade de resgate pós-acidente ainda é um ponto de atenção. “Teremos uma solução muito boa para isso”, garantiu von Holzhausen, sem detalhar o cronograma ou as especificações finais do novo design.

O post Tesla planeja redesenhar maçanetas após relatos de falhas apareceu primeiro em Olhar Digital.