O diesel ainda tem uma década de vida garantida como um dos principais combustíveis de veículos, mas a Toyota já enxerga o hidrogênio como o substituto natural no futuro.
Segundo Sean Hanley, vice-presidente de vendas e marketing da Toyota Austrália, o combustível continuará relevante até meados da próxima década, mas deve perder espaço na década de 2030.
“O diesel não vai desaparecer na próxima década, mas acho que o hidrogênio vai superá-lo”, disse Hanley ao CarExpert, destacando que a infraestrutura e a produção de hidrogênio devem se tornar mais acessíveis e convenientes.

Linha híbrida em expansão
- A Toyota tem acelerado a transição para propulsões alternativas.
- Em 2024, todos os modelos de passeio e SUVs urbanos passaram a ser oferecidos apenas em versão híbrida, incluindo o RAV4 — hoje o carro mais vendido da marca no país.
- A empresa já confirmou um RAV4 híbrido plug-in para 2026 e prepara um LandCruiser Série 300 híbrido, que hoje é vendido apenas a diesel.
- Mesmo assim, quase metade das 163 mil unidades vendidas em 2025 ainda são movidas a diesel, principalmente picapes HiLux, SUVs LandCruiser e vans comerciais.
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Hidrogênio no radar
A Toyota lidera iniciativas de hidrogênio na Austrália, ao lado da Hyundai, e vem testando veículos a célula de combustível desde 2020. Foram produzidos protótipos do HiLux FCEV e da van HiAce para avaliação, mas não há versões de produção confirmadas.
Hanley defende que o país tem potencial para ser líder no fornecimento e adoção do hidrogênio, embora admita que a adoção em massa ainda levará tempo.
“Temos hidrogênio em abundância neste país. É uma grande oportunidade para sermos líderes, mas é um investimento de longo prazo”, afirmou.

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