Os agentes de inteligência artificial são ferramentas capazes de analisar o ambiente e tomar decisões autônomas para atingir objetivos definidos. O grande diferencial destes recursos é que eles não dependem de intervenções humanas constantes.
Estas tecnologias prometem facilitar a vida dos usuários na realização das mais diversas tarefas. Mas será que existe algum limite para essa atuação? Por exemplo, será que elas poderiam cuidar da vida financeira das pessoas?

Tecnologia abre novas possibilidades
- Reportagem do The Wall Street Journal lembra que muitas pessoas têm dificuldades de cuidar das finanças.
- Em alguns casos, elas recorrem a profissionais.
- Mas em um futuro não muito distante, os agentes de IA poderiam desempenhar estas funções.
- Estas ferramentas em breve poderão examinar os saldos das contas bancárias e dívidas de cartão de crédito, antes de sugerir e executar uma estratégia financeira.
- Tudo isso dependendo do consentimento do usuário.
Leia mais
- Google Finance: IA responde dúvidas sobre mercado de ações
- Fazenda vai usar IA para rastrear finanças de fintechs
- Amazon intensifica uso de IA generativa em suas finanças

IA não deve substituir consultores financeiros
A Vanguard, maior gestora de fundos de investimento do mundo, lançou chatbots de IA que atendem chamadas de atendimento ao cliente após o expediente, com taxas de satisfação impressionantes. Ao mesmo tempo, disponibiliza uma ferramenta para consultores financeiros com o objetivo de reescrever artigos voltados diretamente para clientes específicos. Também já existem tecnologias capazes de examinar portfólios completos e de fornecer conselhos financeiros.
Se você deseja expandir a consultoria financeira para 50 milhões de clientes, não encontrará consultores suficientes para fazer isso. A IA permitirá que você dimensione o aconselhamento financeiro para uma população muito maior que pode estar procurando por ele.
Nitin Tandon, diretor de informações da Vanguard

Apesar das possibilidades, poucos acreditam que a inteligência artificial vai substituir completamente os consultores financeiros. Isso porque as relações humanas e a confiança, ainda mais quando estamos falando de dinheiro, são difíceis de replicar.
De qualquer forma, não há dúvidas de que a tecnologia vai revolucionar a indústria. Os consultores estão rapidamente ganhando a capacidade de terceirizar anotações, análise de portfólio e outras tarefas demoradas, liberando tempo para mais reuniões e contato com os clientes.
O post Agentes de IA poderão cuidar da sua vida financeira em breve apareceu primeiro em Olhar Digital.