O presidente Donald Trump anunciará esta semana que o acordo para separar as operações do TikTok nos Estados Unidos da ByteDance cumpre os requisitos da lei de 2024, que exige a venda dos ativos da plataforma no país.
Segundo uma autoridade da Casa Branca revelou para a Reuters, o negócio contará com investidores americanos como a Oracle e a gestora de private equity Silver Lake. A ByteDance ficará com menos de 20% de participação.

Estrutura do acordo
- O TikTok americano será controlado por uma combinação de empresas americanas e globais, além de novos investidores sem vínculos com a ByteDance.
- Todos os dados de usuários americanos serão armazenados em nuvem nos EUA, sob gestão da Oracle.
- Trump afirmou que nomes como Lachlan Murdoch, Larry Ellison e Michael Dell estarão entre os investidores.
Leia mais
- Fim da novela? Trump diz que China aprovou venda do TikTok
- Trump e Xi Jinping conversam sobre tarifas e futuro do TikTok em chamada
- Trump diz que EUA anunciarão comprador para TikTok

Próximos passos
A lista completa de participantes ainda está em definição e a transação pode movimentar “muitos bilhões de dólares”. Trump assinará uma ordem executiva certificando a legalidade do acordo e concedendo uma pausa de 120 dias na aplicação da lei que previa o banimento do app até janeiro de 2025.
O governo dos EUA não terá assento no conselho nem participação acionária na nova empresa. Autoridades afirmam que não são esperadas novas negociações com Pequim, embora ainda seja necessária documentação final das duas partes.

O post Trump deve aprovar acordo para venda do TikTok nos EUA apareceu primeiro em Olhar Digital.