Home Variedade Os 12 VNCs mais usados para acesso remoto

Os 12 VNCs mais usados para acesso remoto

by Fesouza
7 minutes read

Precisando acessar um computador remotamente, mas não sabe como fazer? Considere usar um programa VNC, solução amplamente adotada por empresas e profissionais da área tech, permitindo se conectar a outros dispositivos de qualquer lugar.

Em uso desde a década de 1990, o protocolo Virtual Network Computing (VNC) ou Computação Virtual em Rede, em tradução livre, é uma tecnologia de acesso remoto. Ela pode ser útil, por exemplo, para quem trabalha em home office, permitindo abrir um documento no PC da firma.

pessoas-fazendo-atendimento-por-telefone
Softwares VNC são muito utilizados para suporte remoto. (Imagem: Getty Images)

A funcionalidade também possibilita realizar manutenções e atualizações à distância, gerenciar redes, reproduzir mídias, ministrar aulas online etc. Um detalhe importante é que as máquinas conectadas podem usar sistemas diferentes, como Windows e Linux ou Android e iOS, entre outras combinações.

Os melhores VNCs no mercado

Para acessar remotamente outros dispositivos, é necessário ter um software VNC, responsável pel a conexão entre dois ou mais equipamentos. Há diversas opções para download, entre soluções gratuitas e pagas, trazendo recursos que atendem a diferentes necessidades.

Conheça, a seguir, 12 opções de programas VNC.

1. Real VNC

Considerado uma das melhores ferramentas para o protocolo, o software funciona nos principais sistemas operacionais de computadores e dispositivos móveis, permite a transferência direta de arquivos e a impressão remota. Outro destaque é a criptografia, protegendo as conexões.

O Real VNC também chama a atenção pela interface amigável e intuitiva, facilitando o uso por iniciantes. Há versões gratuitas e pagas, com algumas das funcionalidades restritas à modalidade disponível via assinatura.

2. TeamViewer

Se você procura um software VNC gratuito, vale a pena conhecer esta opção com recursos de bate-papo por vídeo, áudio remoto e transferências de arquivos, uma solução completa. O programa também suporta vários dispositivos, incluindo celulares, e é de fácil instalação.

No entanto, é importante ressaltar que a gratuidade está disponível apenas para uso pessoal. Já a versão do TeamViewer para empresas, com ferramentas adicionais, exige uma conta paga.

3. TightVNC

Popular entre profissionais de TI e usuários avançados, esse programa de acesso remoto se diferencia pela maior compressão dos dados, o tornando perfeito para conexões lentas ou instáveis. Dessa forma, combina com usos em áreas rurais ou sem um bom sinal de internet.

De código aberto, o TightVNC pode ser customizado para atender às necessidades do usuário e integrado a outras soluções para aprimorar a segurança. Ele funciona em equipamentos com Windows e Linux.

tela-inicial-ultravnc
O UltraVNC possui funcionalidades avançadas. (Imagem: UltraVNC/Reprodução)

4. UltraVNC

Com interface adaptada para ambientes Windows, possui recursos técnicos avançados como atualizações de tela rápidas e suaves, com atraso mínimo mesmo em tarefas pesadas. A compatibilidade com plugins é outro atrativo, possibilitando inserir camadas adicionais de segurança.

Ele conta, ainda, com suporte da comunidade, oferecendo atualizações regulares para a correção de bugs e eventuais falhas de segurança, e é integrado a funções de produtividade. A conectividade com dispositivos macOS, Linux e outros sistemas está disponível.

5. TigerVNC

Flexibilidade, velocidade e segurança são características desta solução, que possui criptografia forte para impedir interceptações e acessos não autorizados. Otimizado para Linux/Unix, atende desenvolvedores e times de TI, mas iniciantes conseguem utilizá-lo sem maiores dificuldades.

O TigerVNC possui, ainda, aprimoramentos para respostas rápidas e o uso intensivo de gráficos até nas conexões com largura de banda limitada, funcionando mesmo diante de instabilidades na internet.

6. Apple Remote Desktop

Tem um Mac e prefere acessá-lo à distância com uma ferramenta da própria Apple? Então, aposte neste software com integração profunda ao ecossistema da Maçã, além de apresentar segurança reforçada e facilidade de uso, especialmente se você já tem familiaridade com a marca.

O Apple Remote Desktop é uma boa, também, para o gerenciamento de redes de Macs, permitindo realizar atualização remota, distribuição de softwares, instalações e a geração de relatórios detalhados. Porém, trata-se de um programa pago.

apple-remote-desktop
Acesse dispositivos da Apple remotamente com a ferramenta da própria fabricante. (Imagem: Apple/Divulgação)

7. RemotePC

Acessar arquivos em computadores remotos a partir de qualquer PC com Windows ou Mac é algo que você também faz com esta ferramenta. Ela oferece, ainda, controle em dispositivos Android e Chromebooks, criptografia, bate-papo e redirecionamento de entrada de microfone.

Outra funcionalidade é o acesso por meio do navegador, dispensando a necessidade de instalação, caso o usuário não queira. O problema, no entanto, é que o RemotePC não possui versão grátis.

8. GoToMyPC

Igualmente com recursos avançados, permite controlar arquivos, documentos e mídias em qualquer sistema entre os mais populares. Além disso, tem autenticação multifator, códigos de acesso, criptografia AES de 256 bit de nível bancários e outras soluções de segurança.

O GoToMyPc se destaca, ainda, pela configuração rápida e automática, ideal para quem não possui conhecimentos técnicos, e por integrar-se a qualquer infraestrutura de rede e segurança, de acordo com a desenvolvedora. Mas para ter todos esses benefícios, é preciso adquirir uma assinatura paga.

9. CheckPoint ZTNA

O ZTNA é indicado para empresas que privilegiam a segurança. Desenvolvido em arquitetura de confiança zero, exige a validação de todas as tentativas de acesso, com uma verificação rigorosa de identidade e monitoramento contínuo para que apenas pessoas autorizadas visualizem conteúdos remotamente.

Criptografia robusta, detecção de ameaças em tempo real e facilidade de implantação são outras características dessa plataforma, mais completa, que também exige assinatura.

10. Microsoft Remote Desktop

Assim como a Apple, a Microsoft também tem a sua ferramenta para acesso à área de trabalho remota. Ela permite controlar PCs e servidores a partir de dispositivos com Windows, macOS, iOS e Android, abrindo arquivos, programas e unidades de disco, controlando impressoras e muito mais.

O Microsoft Remote possui suporte a streaming de vídeo e áudio de alta qualidade e tem ferramentas para uso pessoal e corporativo, estando disponível gratuitamente no Windows 10 e no Windows 11. Em dispositivos com outros sistemas, basta instalar o app.

mulher-participando-de-chamada-de-video-no-pc
O protocolo VNC também traz recursos interessantes para quem trabalha em home office. (Imagem: Getty Images)

11. x11vnc

Altamente flexível, mostra o que está na tela atual, consistindo em uma alternativa eficiente para suporte remoto, tarefas colaborativas, demonstrações e soluções de problemas. Também traz criptografia para transmissões seguras e incorpora recursos extras de proteção.

Construído para sistemas Linux e Unix, se conecta a ambientes com macOS e os demais sistemas operacionais populares, atendendo de usuários domésticos a profissionais que gerenciam redes. O código aberto é outra vantagem, trazendo melhorias contínuas desenvolvidas pela comunidade.

12. EchoVNC

Para finalizar, trazemos um software VNC gratuito que suporta DNS dinâmico, se conectando a dispositivos sem um endereço IP fixo, fornece conexões criptografadas e é compatível com diferentes servidores. Além disso, contorna firewalls e roteadores sem depender de configurações manuais.

O EchoVNC também é multiplataforma, funcionando em dispositivos com os mais variados sistemas instalados para controlar remotamente equipamentos de empresas e oferecer suporte técnico de onde você estiver.

E aí, curtiu o conteúdo? Já usou algum desses programas VNCs? Nos conte a sua experiência, comentando nas redes sociais do TecMundo.

You may also like

Leave a Comment