Home Variedade Amazon defende: IA pode ser aliada na luta contra as mudanças climáticas

Amazon defende: IA pode ser aliada na luta contra as mudanças climáticas

by Fesouza
6 minutes read

Atualmente, a inteligência artificial pode ser vista como uma faca de dois gumes. Por um lado, ela ajuda a prever demandas de energia, otimizar processos industriais, auxiliar na criação de novos medicamentos, entre outros benefícios. No entanto, ela exige uma quantidade cada vez maior de energia e água para manter servidores em pleno funcionamento.

Então como aliar o crescimento acentuado do uso a IA com as preocupações que ela pode causar nas mudanças climáticas? Para a Kara Hurst, Diretora de Sustentabilidade da Amazon, a IA pode ser uma importante aliada para lidarmos com o clima no planeta.

Ilustração de redução de co2 na atmosfera
A IA pode incentivar a inovação e se tornar uma força para evitar problemas climáticos graves nos próximos anos. Crédito: Khanchit Khirisutchalual / iStock

Usando a inteligência artificial como uma aliada do clima

Hurst, em artigo publicado na Fortune, reconhece que os desafios são complexos, mas acredita que eles podem estimular a inovação e transformar a IA em uma força para evitar problemas climáticos graves nos próximos anos.

Do Amazon Nova ao Claude da Anthropic, as ferramentas para enfrentar desafios complexos de sustentabilidade já existem.

Kara Hurst, Diretora de Sustentabilidade da Amazon, em artigo.

Para ela, o que falta é incentivar a adoção dos sistemas de IA disponíveis para lidar com o tema. Hurst explica que, à medida que a IA avança rapidamente, “precisamos de sistemas mais fortes para compartilhar como essas ferramentas podem ser aplicadas” e, com isso, utilizarmos seus benefícios de forma sustentável.

Sustentabilidade 3D é aposta da Amazon para integrar a IA à sustentabilidade

Amazon defende: IA pode ser aliada na luta contra as mudanças climáticas
A Amazon desenvolveu uma estrutura que, se aplicada em sistemas reais, pode transformar ações climáticas pequenas em resultados exponenciais. Crédito: aaddyy/Shutterstock

A Amazon desenvolveu uma estrutura chamada “Sustentabilidade 3D”, que identifica três maneiras pelas quais a IA está causando impacto: digitalizando dados, descobrindo insights e proporcionando inovações.

Quando aplicada em sistemas reais, a IA pode transformar ações climáticas de pequenas melhorias em resultados exponenciais, otimizando o uso de energia, acelerando a criação de materiais ecológicos, aumentando a eficiência agrícola e fortalecendo cadeias de suprimentos.

Entenda como funciona:

  • Digitalizando dados – A IA processa enormes volumes de dados em minutos, reduzindo meses de análises complexas sobre o ciclo de vida de produtos e emissões. Isso permite que empresas de qualquer porte compreendam sua pegada de sustentabilidade e encontrem oportunidades de eficiência e redução de custos.
  • Descobrindo insights – A IA identifica problemas que humanos dificilmente perceberiam, como vazamentos de água, excesso de materiais de embalagem ou alinhamento com energia limpa. Pequenos ajustes geram grandes economias e reduzem o impacto ambiental.
  • Proporcionando inovações – A IA acelera inovações que antes demoravam anos em laboratório, como novos materiais de captura de carbono, baterias avançadas e combustíveis sustentáveis. Modelos generativos e sistemas de simulação permitem testar soluções climáticas rapidamente.

IA ajuda a entender a pegada de carbono

Mineração sustentável.
A IA auxilia as empresas a compreenderem facilmente sua pegada de sustentabilidade, identificando gargalos em todas as operações. Crédito: Billion Photos/Shutterstock

Hurst explica que “empresas que usam IA para digitalizar dados de sustentabilidade e emissões podem simultaneamente, ter uma melhor compreensão de sua pegada de sustentabilidade e identificar ineficiências de redução de custos em todas as operações”.

Leia mais:

Ela pode alinhar as operações com a disponibilidade de energia livre de carbono, sinalizar ineficiências e riscos em todas as cadeias de suprimentos e até mesmo conectar os principais riscos ambientais e de direitos humanos.

Kara Hurst, Diretora de Sustentabilidade da Amazon, em artigo.

Na Amazon, a tecnologia ajuda a identificar produtos danificados antes do envio, a encontra roupas que caem melhor nos clientes e a recomendar embalagens do tamanho certo, evitando que “mais de 4,2 milhões de toneladas métricas de excesso de material de embalagem desde 2015”.

Isso deixa claro que a IA, quando usada de forma responsável, não é apenas uma ferramenta, mas um ponto de virada para a sustentabilidade.

O post Amazon defende: IA pode ser aliada na luta contra as mudanças climáticas apareceu primeiro em Olhar Digital.

You may also like

Leave a Comment