Home Variedade Oracle troca CEO por dois executivos para entrar na ‘era da IA’

Oracle troca CEO por dois executivos para entrar na ‘era da IA’

by Fesouza
3 minutes read

A Oracle está sob nova direção em um momento de grande importância e empolgação para a companhia. A marca anunciou nesta segunda-feira (22) uma mudança no cargo de gerente executivo (CEO) com efeito imediato, que envolve uma troca de uma por duas pessoas no cargo.

A partir de agora, os executivos Clay Magouyrk e Mike Sicilia ocuparão o posto juntos, como co-CEOs. Eles substituem a gerente anterior, Safra Catz, que estava na cadeira desde 2014 e agora passa para o cargo de vice-presidente executiva do conselho diretor.

“Estamos empolgados em liderar a Oracle na direção da era da IA, onde inovação tecnológica leva a oportunidades extraordinárias de negócios e hipercrescimento. Nossas forças combinadas em IA, infraestrutura de nuvem, aplicativos horizontais e da indústria vão permitir que a Oracle entregue o que há de mais novo em capacidades de IA para nossos clientes”, disseram os CEOs em comunicado.

Clay é engenheiro e atuava como presidente da divisão Oracle Cloud Infrastructure (OCI), vindo de um trabalho na área de nuvem da Amazon. Já Mike ocupava a liderança do segmento Oracle Industries, que lida com aplicações práticas desse tipo de serviço e vai focar no oferecimento de produtos e serviços de agentes de IA.

A troca de um executivo por dois gerentes de áreas que são complementares tem se mostrado um padrão em algumas empresas de tecnologia: nos últimos dois anos, a Intel fez o mesmo com co-CEOs interinos (Michelle Holthaus e Lip-Bu Tan, que depois ficou sozinho na posição), assim como a Netflix há dois anos (Ted Sarandos e Greg Peters).

A empolgação da Oracle com IA

A escolha dos novos co-CEOs está alinhada com as atuais expectativas de mercado a respeito da própria companhia: a dupla vai atuar em especial para promover os segmentos de Bancos de dados para IA e Infraestrutura na Nuvem — e pode ser a nova dona majoritária do TikTok caso o acordo entre China e Estados Unidos saia, sendo que ela é a responsável pelos servidores da rede social no país.

  • No último relatório fiscal do trimestre, a Oracle apresentou números dentro do esperado, mas as ações da companhia dispararam mesmo assim;
  • O motivo é a alta nas Obrigações de Desempenho Remanescentes (RPO, na sigla original em inglês), um valor de receita futura que ainda será contabilizada normalmente após o pagamento de um contrato já assinado. Nos próximos meses, ao menos parte dos US$ 455 bilhões (ou R$ 2,4 trilhões) indicados no documento se tornarão parte da renda;
  • Essa movimentação positiva nas ações fez o cofundador, presidente do conselho e chefe de tecnologia (CTO) da empresa, Larry Ellison, se tornar momentaneamente a pessoa mais rica do mundo, ultrapassando até mesmo Elon Musk;
  • Dando sequência à boa fase, a OpenAI fechou uma parceria recente com a Oracle para utilizar parte da infraestrutura de nuvem da companhia em serviços como o ChatGPT, com outros clientes similares também interessados.

Você conhece a origem da Oracle e como essa gigante dos data centers chegou ao patamar atual? Saiba mais sobre ela neste vídeo do TecMundo!

You may also like

Leave a Comment