Há muito tempo os condutores sabem que precisam ficar atentos ao local onde abastecem os seus veículos. Isso porque há estabelecimentos que agem de má-fé e adulteram o combustível para obterem lucros maiores, lesando o bolso do consumidor e ainda podendo danificar o seu veículo.
A quantidade de fraudes é muito grande, pois há postos que vendem gasolina adulterada com solvente, etanol e até metanol. A adulteração também acontece com o etanol, pois há estabelecimentos que colocam uma quantidade de água acima do normal, o que pode gerar perda de eficiência em um carro flex e problemas no motor.
Caso isso aconteça com você, é muito importante que esteja atento a alguns sinais para agir da melhor maneira e evitar problemas ainda mais graves no seu veículo. Nas linhas a seguir, o Olhar Digital traz alguns sinais de alerta de que seu combustível foi adulterado.
Leia mais:
- 8 carros usados para comprar pelo valor do iPhone 17
- Relembre 6 carros icônicos da cultura pop
- 5 carros usados com manutenção barata para investir em 2025
6 coisas que indicam que seu carro foi abastecido com combustível adulterado
Abaixo, você confere os problemas mais comuns que um combustível adulterado pode causar a um veículo. Dessa forma, fica mais fácil se atentar aos sinais e buscar uma solução rápida para o problema.
1. Carro falhando e “engasgando”
Imagine a seguinte situação: você costuma andar com o seu carro tranquilamente, sem problemas. Então, um certo dia, você para em um posto X e abastece o veículo. Após isso, começa a perceber que o automóvel está com dificuldade para dar partida ou então apresenta engasgos em marchas baixas. Fique atento, pois esse é um sinal de combustível adulterado.
Ao notar isso, é muito importante, o mais rápido possível, procure um profissional de sua confiança para que ele analise o seu veículo, veja se está tudo certo com o motor e o oriente em relação ao que fazer para solucionar os problemas.
2. A luz da injeção eletrônica acendeu

A luz da injeção eletrônica serve para indicar que há algum problema no veículo, como a presença de combustível ruim. Isso acontece porque o sistema de injeção é responsável pelo controle da admissão de combustível no motor.
Então, se pouco tempo após abastecer o seu automóvel, você notar que a luz acendeu no painel, desconfie que isso possa ser um sinal de gasolina ou etanol adulterado. A medida correta é levar o carro a um especialista para que seja feita uma avaliação correta.
3. Perda de potência

Um tempo depois de abastecer em um determinado posto você está notando o seu veículo mais pesado, com dificuldade de pegar maior aceleração e até mesmo realizar ultrapassagens? Se sim, desconfie, pois esses problemas podem ser gerados por uma combustão irregular de combustível, algo que acontece quando o produto injetado no carro é adulterado.
4. Consumo além do normal

Sentiu um aumento repentino do consumo de combustível do seu automóvel após realizar um abastecimento? Isso é mais um sinal de que a substância colocada no tanque do automóvel foi adulterada. Nesse caso também vale consultar um mecânico de sua confiança e relatar o problema.
5. Óleo contaminado

Na hora de fazer a troca de óleo do seu carro, peça para que o profissional fique atento às características do líquido que será retirado do veículo. Caso ele esteja com muitas diferenças em seu aspecto, é sinal de que o combustível injetado no carro está adulterado.
6. Problemas constantes em peças do carro

Combustíveis ruins costumam afetar os bicos injetores e até mesmo gerar corrosão interna na bomba de combustível. Sendo assim, se frequentemente você está tendo a necessidade de realizar manutenção nesses componentes, suspeite de estar abastecendo com gasolina ou etanol adulterado.
Esse tipo de problema, se não identificado rápido e corrigido, pode acarretar danificações em pistões, velas, válvulas e escapamento.
O post 6 sinais de alerta de que seu combustível foi adulterado apareceu primeiro em Olhar Digital.