Home Variedade Sabia que maratonar séries pode ser bom para o cérebro? Veja o que a ciência diz

Sabia que maratonar séries pode ser bom para o cérebro? Veja o que a ciência diz

by Fesouza
5 minutes read

Chegou o fim de semana, e tudo o que você quer é deitar no sofá e maratonar a sua série preferida. Embora esse tipo de lazer às vezes seja visto como um mau hábito, a ciência aponta efeitos benéficos no cérebro de quem costuma passar longas horas assistindo a uma história.

Após uma semana intensa de trabalho e outras tarefas, desligar um pouco da própria vida para embarcar na jornada e dilemas de outros personagens pode ser um momento de alívio das tensões e relaxamento durante e após assistir ao conteúdo. Além disso, pode auxiliar na memória e na diminuição do estresse, segundo a ciência.

Por que maratonar séries pode ser bom para o cérebro?

Sabia que maratonar séries pode ser bom para o cérebro? Veja o que a ciência diz
Estimular o envolvimento imaginativo-retrospectivo é importante para redução do estresse. (Imagem: @Freepik/Freepik)

Um estudo recente da Universidade da Geórgia, nos Estados Unidos, publicado na revista Acta Psychologica, concluiu que maratonar séries ou programas de TV tem efeitos positivos para o cérebro. 

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores selecionaram 303 participantes, homens e mulheres, que estavam matriculados em cursos de graduação em duas universidades americanas. 

Leia mais:

Eles tiveram que responder a um questionário que abordava questões como quais foram as três histórias mais memoráveis que acompanharam pela TV, filmes ou livros. E quais foram aquelas que não saíram da cabeça, mesmo após desligar a tela, ou fechar o livro. 

Outros comparativos também foram utilizados, como: a duração da visualização ou leitura, o nível de prazer e apreciação da narrativa e o envolvimento imaginativo-retrospectivo, ou seja, a capacidade de recordar, refletir e fantasiar a obra após o seu término.

Os pesquisadores identificaram que o hábito de maratonar séries pode impactar em maiores chances de se lembrar da trama, e continuar refletindo sobre as questões apresentadas, mesmo depois de assistir à obra. Esse envolvimento posterior, que acontece por meio de devaneios e fantasias, deixa a pessoa imersa na narrativa, o que ajuda a aliviar as tensões. 

Casal sentado em sofá assistindo TV numa sala
A criação de mundos mentais, fomentada pelo consumo de séries, pode ser uma maneira saudável de aliviar tensões do dia a dia. (Imagem: SeventyFour/Shutterstock)

“Os humanos são criaturas que contam histórias. As narrativas nos ajudam a satisfazer necessidades como conexão social, autonomia, confiança e até segurança. Os personagens cumprem esses papéis, e, por meio deles, conseguimos atender a essas motivações”, afirma Joshua Baldwin, pesquisador e autor principal do estudo em comunicado

Como consequência, o hábito de maratonar séries facilita a criação de mundos mentais e promove nos espectadores uma intensa reflexão e o ato de reviver a história mesmo após dias e semanas que ela já acabou, em comparação com quem consome esse tipo de entretenimento de forma mais espaçada.

Um enfoque do estudo também se deu no sentido de entender quais tipos de histórias costumam alimentar de maneira mais efetiva a imaginação. A maioria dos participantes relatou se lembrar ou fantasiar com narrativas comoventes, significativas e que geraram algum tipo de sentimento agradável. O que sugere que filmes de terror e guerras não estejam nessa lista. 

A pesquisa também identificou que as séries são mais fáceis de lembrar do que os livros. Entretanto, isto não quer dizer que a leitura seja menos eficiente no quesito memória. Leitores ativos, que leem vários capítulos em poucos dias, também têm uma tendência a lembrar mais da narrativa e também há um envolvimento mental maior após o fim da leitura. 

O post Sabia que maratonar séries pode ser bom para o cérebro? Veja o que a ciência diz apareceu primeiro em Olhar Digital.

You may also like

Leave a Comment