O ato de ficar rolando notícias e posts nas redes sociais, também chamado doomscrolling — ou “rolagem catastrófica”, em tradução livre — ganhou um aliado para evitar o cansaço visual dos usuários.
A Bigme lançou um smartphone voltado para quem gosta de rolar a tela sem parar. O HiBreak Pro chegou ao mercado no começo de 2025 com tela ePaper monocromática, agradável aos olhos. Agora, a empresa apresentou um novo modelo, mas com tela colorida, segundo o New Atlas.

Leitura confortável permite horas de navegação
O HiBreak Pro Color tem as mesmas dimensões de seu irmão com tela monocromática, mas conta com a tecnologia ePaper Kaleido 3 Color da E Ink, que entrega resolução de 824 x 1648 pixels para conteúdo em preto e branco e 412 x 824 para colorido.
Como se percebe, ele não é um aparelho que oferece nitidez ou cores vivas como outros smartphones. Porém, para quem passa horas rolando feeds ou como e-reader, proporciona bom conforto visual. Além disso, a empresa oferece desempenho de 30 quadros por segundo, garantindo transições mais suaves.
Leia mais:
- Concorrente do Kindle? Xiaomi lança leitor do tamanho de um celular
- Versão Android para PC é incrível, segundo CEO da Qualcomm
- “AI para Todos”: Samsung lança novos dispositivos com inteligência artificial

É importante lembrar que o HiBreak Pro e o HiBreak Pro Color foram projetados para leitura. Com profundidade de cor de apenas 4.096, assistir a vídeos não deve fazer parte da rotina diária com o dispositivo.
Tela pode ser visualizada sob luz solar direta
Por ser voltado à leitura, assim como acontece com os leitores de eBooks, a tela pode ser facilmente visualizada até mesmo sob luz solar. Já para navegação e leitura noturna, o aparelho conta com iluminação frontal adaptável.
Segundo o New Atlas, a experiência de rolagem acontece sem oscilações, minimizando o efeito fantasma. Além disso, o dispositivo traz 256 GB de armazenamento interno e suporte a expansão via microSD, permitindo guardar milhares de e-books e documentos.
O aparelho também vem equipado com câmera traseira de 20 megapixels para digitalizar documentos em alta resolução, recurso de OCR automático e câmera frontal de 5 MP. A visualização direta no smartphone não exibe imagens em qualidade máxima, mas elas podem ser compartilhadas e impressas em resolução total.

Assim como qualquer bom smartphone, o HiBreak Pro Color possui leitor de impressão digital, suporte a redes 4G/5G, Wi-Fi de banda dupla e Bluetooth 5.2, além de aceitar dois chips. Já a bateria de 4.500 mAh garante, segundo o fabricante, um dia inteiro de atividades.
Especificações técnicas:
- Processador (CPU): Dimensity 1080.
- RAM: 8 GB.
- Armazenamento interno: 256 GB.
- Tela: 6,13 polegadas Kaleido 3 color ePaper com resolução de 300 PPI em preto e branco / 150 PPI em cores. Tecnologia SSS de atualização rápida (30 FPS) e auto ghosting-erasure (elimina imagens residuais).
- Bateria: 4.500 mAh.
- Carregamento rápido: 18W.
- Câmeras: duas câmeras (20 MP traseira + 5 MP frontal).
- Conectividade: 5G Dual SIM Dual Standby. Banda 5G NR (NSA/SA): N1 / 2 / 3 / 5 / 7 / 8 / 20 / 25 / 28 / 38 / 40 / 41 / 66 / 77 / 78.
- Banda 4G LTE: LTE-FDD: B1 / 2 / 3 / 4 / 5/ 7 / 8 / 12 / 13 / 17 / 18 / 19 / 20 / 25 / 26 / 28 / 66 e LTE-TDD: B34 / 38 / 39 / 40 / 41.
- Sistema operacional: Android 14.
- Teclas inteligentes programáveis: para atalhos e funções rápidas.
- Sensores e funcionalidades: bússola integrada.
- Preço: US$ 440 (cerca de R$ 2.340), mas o modelo HiBreak Pro Color está esgotado no site da empresa.
Outros dispositivos com e-ink
Enquanto o celular HiBreak Pro, da Bigme, não chega no Brasil, existe a opção de comprar outros dispositivos com e-ink, como o já conhecido Kindle, da Amazon, ou importar o Palma 2, da Boox, que se diferencia pelo tamanho menor. Confira os detalhes!
Palma2

Em termos de design, o dispositivo lembra um celular, com tela e-ink de 6,1 polegadas (824 x 1648, 300 ppi) e corpo compacto, pesando apenas 170 g. Ele traz câmera traseira de 16 MP com flash, alto-falante e microfones duplos, além de botão liga/desliga com leitor de impressão digital e conectividade via Wi-Fi e Bluetooth 5.1.
No desempenho, vem equipado com processador octa-core, 6 GB de RAM e 128 GB de armazenamento interno, expansível com cartão microSD. A bateria de 3.950 mAh garante autonomia e, rodando Android 13, o aparelho suporta aplicativos de terceiros e múltiplos formatos de documentos, imagens e áudio, reforçando a proposta de ser um leitor digital versátil e completo.

O post Novo celular com tela ePaper promete rolagem e leitura confortável apareceu primeiro em Olhar Digital.