O suporte oficial do Windows 10 acaba em outubro, e quem quiser continuar usando o sistema com segurança vai precisar pagar por atualizações. A exceção eram usuários da Área Econômica Europeia (EEA), que tinham como opção realizar backups, mas após muita pressão eles vão ter os updates de graça.
Por conta das leis de proteção digital da Europa, a Microsoft não poderia obrigar ou dar somente a opção de pagamento para os usuários terem acesso aos updates do Windows 10. Foi sugerido então que esses utilizadores utilizassem o Windows Backup para conseguir um ano extra de updates, mas conseguiram convencer a gigante do contrário.
Manifestantes do grupo Euroconsumers colocaram pressão e agora todos os usuários da EEA vão ter acesso aos updates sem custo ou etapas adicionais. Isso significa que por pelo menos um ano, esse grupo de pessoas conseguirá continuar utilizando o Windows 10 quase que sem tantas mudanças.

“Estamos satisfeitos em saber que a Microsoft fornecerá uma opção gratuita de Atualizações de Segurança Estendidas (ESU) para usuários consumidores do Windows 10 na Área Econômica Europeia (EEA). Também estamos felizes que esta opção não exigirá que os usuários façam backup de configurações, aplicativos ou credenciais, nem usem o Microsoft Rewards,” diz a carta do Euroconsumers.
Quando será o fim do Windows 10?
Em uma nota enviada ao site Windows Central por um porta-voz da Microsoft, a empresa confirma que essas mudanças vão ocorrer somente na Europa. Qualquer outro lugar do mundo será submetido às mesmas condições de antes, seja pelo pagamento de US$ 30 (R$ 150), ativar o Windows Backup ou resgatar 1.000 pontos do Microsoft Rewards;
- Com o fim das atualizações de segurança do Windows 10, usuários e empresas ficam suscetíveis a ameaças cibernéticas;
- O suporte a bugs, correções e outros problemas também será encerrado para focar no Windows 11;
- Após o período limite, o Windows 10 continuará funcionando, mas todas as suas camadas de segurança e a garantia oficial;
- Com o fim do sistema operacional, diversos usuários acusam a Microsoft de praticar obsolescência programada.
O Windows 10 será oficialmente descontinuado em 14 de outubro, pouco mais de uma década após seu lançamento em 2015. Entre críticas e elogios, o software trouxe mais estabilidade para a Microsoft após alguns fracassos, mas passou longe de ser um sistema unânime.
Continue acompanhando o TecMundo para se manter atualizado sobre o futuro do Windows, dicas de segurança e novidades da Microsoft.